quinta-feira, 22 de setembro de 2005

SEXO E DROGAS EM REALITY SHOW DA TELEVISÃO HOLANDESA

O programa Spuiten & Slikken - que se pode traduzir por Injecta e Engole [tradução simpática; há uma outra que não me permito aqui reproduzir] -, a começar no próximo dia 10 no canal holandês BNN (orientado para níveis etários jovens), vai mostrar os participantes a consumir drogas e a praticar actos sexuais, após o que farão comentários sobre essas experiências. O produtor Sjoerd van den Broek afirma tratar-se de um programa de informação e não de choque. A ideia, diz ele, é tratar estes assuntos como se fossem peças de teatro, que se podem voltar a ver se gostarmos delas.

Há uma grande discussão em torno do programa, mesmo se tratando da liberal Holanda. Um porta-voz do ministério da Justiça afirmou que algumas partes do programa serão, possivelmente, ilegais, mas ainda não foi tomada qualquer decisão de processar os produtores do programa.

Ao pé disto, o Big Brother e os novos reality shows que a televisão portuguesa passa, apesar de todos os Frotas, são de uma inocência quase total. Pergunto: e, depois disto, o que nos contará a televisão? Não se pode apagá-la?

Fonte: European Journalism Centre, na sua newsletter de hoje

Sem comentários: