quinta-feira, 6 de outubro de 2005

LOUSA DIGITAL

Ontem, escrevi sobre as velhas lousas de ardósia. Hoje, opto por salientar o blogue Lousa Digital (de que já fiz aqui referência, e do qual tenho um link na coluna ao lado, nos meus blogues internacionais favoritos).

lousadigital.JPG

Há, ali, uma reflexão que parte do analógico - se quisermos, a lousa de ardósia - para o digital (a lousa do nosso tempo). A sua autora, Sônia Bertocchi, professora universitária na área do português, a partir de S. Paulo (Brasil), escreve com muito cuidado pedagógico e um sentido de harmonia estética que dá gosto de ler. Além disso, os seus posts, acompanhados geralmente por uma imagem, têm o espaço ideal - nunca ultrapassam a dimensão do ecrã, o que possibilita uma leitura completa.

Retiro do seu blogue uma reflexão recente (20 de Setembro): "A eletricidade (1873) passou a ser utilizada por 50 milhões de usuários no mundo apenas depois de 46 anos de existência. O automóvel foi criado em 1886 e somente 35 anos depois chegou a essa marca. O telefone (1876), idem: foram mais de três décadas para se disseminar. O rádio (1906), 22. A televisão (1926), 26. O forno de microondas (1953), 30. O microcomputador (1975), 16 e o celular (1983), 13 anos. A Internet alcançou essa marca em apenas quatro anos, entre 1995 e 1999, em seu período mais comercial. Em março de 2002, já éramos 561 milhões de pessoas plugadas à rede mundial de computadores. De acordo com cálculos do Instituto do Futuro, Califórnia (EUA), uma inovação tecnológica leva, em média, 30 anos para ser realmente absorvida pela sociedade. Será? Aguardamos comentários" [itálico meu].

Obrigado pelo seu blogue, Sônia. E parabéns!

4 comentários:

Sônia disse...

Rogério, obrigada pela referência tão elogiosa. Seu blogue - Indústrias Culturais - é uma inspiração para mim - leitura obrigatória de todo dia.
Quanto à reflexão,precisamos nos perguntar: O que essas datas e números nos dizem objetivamente? Primeiramente, o que diferencia tão profundamente a Internet das outras descobertas e invenções humanas é o período de tempo de que ela precisou para entrar na vida de milhões de pessoas. Insignificante. Em segundo lugar, que ainda estamos vivendo um estágio de absorção dessa tecnologia. O que nos leva a crer que, independentemente dessa rápida disseminação, a Internet está hoje, sob uma perspectiva histórica, em uma fase de desenvolvimento embrionário.Para nós professores, o que interessa - ou preocupa - é a rapidez com que ela se instala e passa a fazer parte de nossas vidas e de nossa comunidade - quer queiramos ou não, independentemente de julgamentos de valor. E como estamos lidando com isso.
Rogério, abraço grande.
Sônia Bertocchi

hkclebicar disse...

O homem precisou de alguns milhares de anos para dominar o fogo, dominá-lo era a garantia de sua sobrevivência contra a natureza. O próximo passo foi o uso do vapor, que em escala temporal foi um salto de "apenas" 30.000 anos aproximadamente. Da máquina à vapor ao combustível de origem fóssil, somente meio século, para a energia nuclear (1942), poucas décadas. Se seguirmos esta escala temporal, a próxima fonte de energia, mais barata que a anterior, a fissão atômica, já deveria ter surgido, pois o degrau de tempo seria de 30 anos.

Todo o progresso humano subseqüênte, levará menos tempo a ser implementado que o anterior.

a a ELETRICIDADE, fez surgir novos produtos e equipamentos que melhoraram a produção de OUTROS.
O AUTOMÓVEL por sua vez melhorou o transporte e o acesso a produtos de outros locais.
O TELEFONE nos deixou mais perto dos outros SEM precisar termos que usar o AUTOMÓVEL, e com isso ganhamos TEMPO para outras necessidades.
O RÁDIO deu voz a todos que não poderiámos ouvir num TELEFONE, e levou esta voz a uma massa de pessoas simultâneamente.
A TELEVISÃO nos deu o poder de visualizar outras pessoas, produtos e principalmente, conhecer o DESEJO e CULTURA de outras pessoas.
O FORNO DE MICROONDAS, aumentou o TEMPO em que podemos passar fazendo usando TODAS as invenções que citei acima.
O MICROCOMPUTADOR foi inventado para que nossas crianças brincassem mais com joguinhos e deixassem os adultos usarem o microondas.
O CELULAR foi desenvolvido para que TODOS os inventos acima funcionassem SEM que os pais estivessem por perto, somente a babá.
A INTERNET veio para que pudéssemos monitorar a empregada e as crianças em tempo real e ver o que AMBOS estão fazendo.

Anónimo disse...

Sônia Bertocchi

Seu blog reflecte-a:

amigo, cuidado,
preciso, completo,
sublime, correcto,

Como salientou Rogério Santos, até na métrica e configuração dos seus posts você consegue afirmar a sua competência.

Bem haja

Sônia disse...

Já em setembro de 99, o Newsweek publicava: "Não existe mais volta. Antes uma novidade, a Internet está transformando o modo como vivemos, pensamos, falamos, amamos, estudamos, fazemos dinheiro, visitamos o médico e elegemos o presidente. Não estamos mais falando sobre o futuro - isto está acontecendo aqui e agora". Bem, 6 anos depois, temos, ainda, muitas questões a analisar e posturas a assimilar."Blogar", por exemplo, é uma atividade que exige essa discussão toda.
Abraço, Sônia