domingo, 23 de outubro de 2005

A RÁDIO EM PORTUGAL E O DECLÍNIO DE SALAZAR E CAETANO 1958-74

É o título do livro de Dina Cristo, editado pela MinervaCoimbra, a lançar amanhã na Escola Superior de Educação de Coimbra, pelas 14:30, e com apresentação de Sansão Coelho [uma "voz" histórica da RDP - Centro].

Retiro do comunicado da editora a seguinte informação: "A rádio é cumplicidade, ligação de um país que, entre 1958 e 1974, se revela tripartido, entre quem está a favor - da guerra de África e do regime -, quem está contra e quem resiste, a ambos. As lutas ideológicas passam pela escuta fiel do ambiente sonoro que envolve a nação: a rádio de integração, a rádio subversiva e a rádio nova. Portugal é um país à escuta. A rádio é, nos anos 60, o Sistema Nervoso Central da sociedade portuguesa".

Na obra, e ainda seguindo o mesmo comunicado, "a autora mergulha no universo radiofónico ao longo da queda do Estado Novo: analisa a programação e a informação na Parte I, o enquadramento legal, técnico e económico na II e na Parte III a propaganda, a censura e as relações entre a rádio e o poder político".

Dina Cristo é professora e investigadora de Teoria da Comunicação e de História dos Media na Escola Superior de Educação, em Coimbra. Da autora, conheço já um texto publicado na revista Observatório (nº 4, de Novembro de 2001), com o nome A rádio ao tempo de Salazar e Caetano - censura, propaganda e resistência.

Isto é: a história da rádio, de mal estudada, passa a ter várias obras editadas no mesmo ano. A juntar a estas, uma outra boa notícia: o arquivo da RDP está a ser classificado e digitalizado, ficando mais acessível aos investigadores a partir de meados do próximo ano. Espera-se, assim, que 2006 (válido para anos subsequentes) seja uma outra boa colheita em termos de publicações sobre a rádio em Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Great place you got here. If you can, please visit my Peritoneal Mesothelioma blog. It pretty much covers Peritoneal Mesothelioma related stuff. Tell me what you think.

Anónimo disse...

Despite new bans, government still has trouble policing Internet
File photo The Associated Press In a file photo Chinese youth use computers at an Internet cafe in Beijing Saturday June 18, 2005.
found your blog - good work Play poker card the most popularity game anywhere

MJR disse...

Caro RS

Para evitar a entrada automática dos Spammers aconselho-o a ir aos Settings e no separador Comments procurar o Yes na aplicação do Word Verification