segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

JORNALISMO E JORNALISTAS, Nº 24

Saíu já o número respeitante a Outubro/Dezembro da revista JJ - Jornalismo e Jornalistas, do Clube dos Jornalistas (capa de Frederico Penteado). Destaco - conquanto ainda os não tenha lido - os textos de Vanda Ferreira (Desemprego no jornalismo), António José Teixeira (O impacto da propriedade dos media no jornalismo português), Helena Garrido (Jornalismo económico em tempo de concentração) e J.-M. Nobre Correia (Da glaciação à oligopolização). Como se pode reparar, o director e a directora-adjunta do Diário de Notícias têm aqui textos de reflexão (o de Helena Garrido é uma republicação do trabalho surgido em número recente da revista Caleidoscópio, da Universidade Lusófona; os de António José Teixeira e do professor Nobre Correia são comunicações apresentadas no Curso de Verão de Cascais, em Julho passado, organizado por Mário Mesquita).



Retiro do texto de Helena Garrido o seguinte período: "A descrição dos mais recentes mecanismos de pressão no domínio do jornalismo económico parece ser a de um círculo vicioso, que concilia um conjunto de incentivos perversos, com prejuízo para a informação económica que não sirva os interesses das empresas que concentram a factura publicitária dos jornais".

Há ainda uma entrevista a Carlos Santos Pereira a propósito do seu livro Guerras de informação, conduzida por Telmo Gonçalves, e uma entrevista-artigo de Elsa Resende à jornalista da RTP Daniela Santiago, que editou recentemente um livro intitulado Inferno no paraíso - 15 dias no Sri Lanka depois do Tsunami, trágica ocorrência a fazer agora um ano (26 de Dezembro) no sudoeste asiático (fotografia de José Frade).

E, perdoe-me quem me lê, a bonita publicidade da Editorial Caminho ao meu livro As vozes da rádio.

1 comentário:

afigaro disse...

Pois, no concelho de Ourém nem tudo é mau. O jornalista Carlos Santos Pereira tem raizes oureenses. Muitos dos oureenses admiram a sua postura coerente no tempo, face aos dias que correm. Bem haja!