domingo, 19 de fevereiro de 2006

UM POST-IT VERDE

Na passada segunda-feira, a primeira página do Público trazia, mesmo por cima do título do jornal, um post-it de cor verde com a indicação "Se não tem pais ricos nem ganhou a lotaria. Pág. 7". E, abrindo a página 7, via-se um anúncio do Banco Espírito Santo (BES), com um produto (Crédito Habitação), dentro da nova imagem de marca.




Curiosamente, nenhum dos blogues atentos às questões da publicidade nos media se manifestou nos seus espaços públicos. Certamente, até lhes escapou: se alguns deles acompanham a edição online com maior assiduidade, outros nem viram, dada a pequena dimensão, embora em lugar de visibilidade. Quanto aos leitores, presumo que nenhum tenha levantado qualquer dúvida, pois certamente o provedor do leitor responderia de imediato e a leitura da sua página na edição de hoje não traz qualquer reacção a esse tema.

Mas eu recebi um e-mail de um leitor, que me dizia o seguinte: "gostava realmente de saber a sua opinião sobre o autocolante colocado precisamente em cima do nome do jornal. Também não me foi possível saber se o referido autocolante foi colocado noutros jornais ou se «afectava» apenas o Público (ou se foi alguma brincadeira e apenas a minha cópia do Público foi alvo de publicidade)".

Na realidade, foi prática do Público do dia 13 a inserção desse post-it, coisa que não se verificou, por exemplo no Diário de Notícias. Trata-se de uma campanha de publicidade por parte do BES. Ora, olhando o que diz o Livro de Estilo do Público, "a publicidade é uma área autónoma e perfeitamente demarcada nas páginas do PÚBLICO, segundo critérios de prioridade e ocupação de espaço definidos pelas direcções editorial e comercial" (p. 172). Apesar da ressalva de inclusão de publicidade em rodapé, conforme o ponto 3 (p. 173 do Livro de estilo), o jornal deve, em meu entender, pedir desculpas aos seus leitores. Primeiro, porque o post-it verde não tem qualquer indicação de publicidade. Segundo, um autocolante por cima do nome do jornal não é um espaço de publicidade, mas uma área de identificação do próprio jornal, conforme se pode ver na imagem que tirei à parte superior da edição do Público de segunda-feira.

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