Na passada segunda-feira, a primeira página do Público trazia, mesmo por cima do título do jornal, um post-it de cor verde com a indicação "Se não tem pais ricos nem ganhou a lotaria. Pág. 7". E, abrindo a página 7, via-se um anúncio do Banco Espírito Santo (BES), com um produto (Crédito Habitação), dentro da nova imagem de marca.
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Curiosamente, nenhum dos blogues atentos às questões da publicidade nos media se manifestou nos seus espaços públicos. Certamente, até lhes escapou: se alguns deles acompanham a edição online com maior assiduidade, outros nem viram, dada a pequena dimensão, embora em lugar de visibilidade. Quanto aos leitores, presumo que nenhum tenha levantado qualquer dúvida, pois certamente o provedor do leitor responderia de imediato e a leitura da sua página na edição de hoje não traz qualquer reacção a esse tema.
Mas eu recebi um e-mail de um leitor, que me dizia o seguinte: "gostava realmente de saber a sua opinião sobre o autocolante colocado precisamente em cima do nome do jornal. Também não me foi possível saber se o referido autocolante foi colocado noutros jornais ou se «afectava» apenas o Público (ou se foi alguma brincadeira e apenas a minha cópia do Público foi alvo de publicidade)".
Na realidade, foi prática do Público do dia 13 a inserção desse post-it, coisa que não se verificou, por exemplo no Diário de Notícias. Trata-se de uma campanha de publicidade por parte do BES. Ora, olhando o que diz o Livro de Estilo do Público, "a publicidade é uma área autónoma e perfeitamente demarcada nas páginas do PÚBLICO, segundo critérios de prioridade e ocupação de espaço definidos pelas direcções editorial e comercial" (p. 172). Apesar da ressalva de inclusão de publicidade em rodapé, conforme o ponto 3 (p. 173 do Livro de estilo), o jornal deve, em meu entender, pedir desculpas aos seus leitores. Primeiro, porque o post-it verde não tem qualquer indicação de publicidade. Segundo, um autocolante por cima do nome do jornal não é um espaço de publicidade, mas uma área de identificação do próprio jornal, conforme se pode ver na imagem que tirei à parte superior da edição do Público de segunda-feira.
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