sábado, 18 de março de 2006

LANÇADO LIVRO ENCICLOPÉDIA E HIPERTEXTO

Ontem, à noite, foi lançado o livro Enciclopédia e Hipertexto, uma edição de Olga Pombo, António Guerreiro e António Franco Alexandre, conforme havia noticiado aqui. O encontro ocorreu no Palácio dos Condes de Ficalho, à rua dos Caetanos, em Lisboa, e contou com a participação de Manuel Villaverde Cabral e uma performance de Alexander Gerner e Catarina Pombo Nabais (estes, durante a sessão, colaram frases diversas em postais de correio, em que um dos exemplares pode ser visto ao lado da capa do livro).



Os temas enciclopédia e hipertexto foram, obviamente, fulcrais na erudita apresentação e Villaverde Cabral (ver vídeo com uma pequena parcela da sua intervenção aqui). Nela, destacou-se Isidoro de Sevilha (570-636), autor da primeira grande enciclopédia cristã e padroeiro da internet. Também uma das responsáveis pela edição, Olga Pombo, interveio [ver também a autora num pequeno vídeo].

Dos textos do volumoso livro (556 páginas, Edições Duarte Reis) destaco, sem hierarquia (mas segundo o meu conhecimento dos autores), António Guerreiro, Fernando Ilharco, José Afonso Furtado, Leonor Areal, Maria Augusta Babo, Olga Pombo e Silvina Rodrigues Lopes.

Sem comentários: