sexta-feira, 18 de agosto de 2006

MENOS ANÚNCIOS NA TELEVISÃO E MAIS DURAÇÃO EM CADA SPOT

Indica a newsletter de hoje da Meios e Publicidade que, no mês de Julho, "os quatro canais generalistas nacionais emitiram 64805 anúncios publicitários, excluindo auto-promoções, o que representa uma média diária de 523 inserções por estação" (dados da MediaMonitor). Porém, este valor apresenta uma quebra de 6,4% face ao mesmo período de 2005.

Quanto à duração dos spots houve um crescimento, em 2006, de 9% em relação ao mesmo mês do ano transacto, para um total de 523 horas, o que significa uma média de 4 horas e 13 minutos diários por estação, ainda segundo a Meios e Publicidade. Cada peça publicitária dura em média 27 segundos; o destaque foi para a RTP1 (média de anúncio: 34 segundos), seguindo-se a TVI (26 segundos), a SIC (23 segundos) e a 2: (18 segundos).

Medindo a relação da publicidade com o tempo de emissão, podemos concluir que 17,5% do tempo é passado com publicidade, pelo que esta rubrica tem de ser considerada um programa. Aos dados divulgados agora falta-nos conhecer o investimento publicitário, para aquilatarmos a importância da publicidade na economia da televisão.

Sem comentários: