domingo, 25 de março de 2007

ANIVERSÁRIO DE ELTON JOHN E DOWNLOAD TOTAL DO SEU CATÁLOGO


Elton John faz hoje 60 anos, escreve Nuno Galopim no Diário de Notícias. Por seu lado, a newsletter do European Journalism Center, de 22 de Março, indica que o músico irá colocar todo o seu catálogo em on-line. Nesta mensagem, sigo os dois textos de muito perto.

Elton John, cujo nome de origem é Reginald Dwight, conhece o sucesso em 1970 com Young song. No ano seguinte, ainda pouco conhecido, toca no festival de Vilar de Mouros. Uma das diabruras que fez então foi dançar em cima do piano, partindo o aparelho. Depois, em 1972, lança a editora Rocket Records (que retirou do nome da canção Rocket man). Já mais perto de nós, em 1997, canta no funeral da princesa inglesa Diana Spencer a sua canção de 1976 Candle in the wind, fazendo as vendas saltarem para o primeiro lugar (30 milhões de cópias).

Agora, com o aniversário, Elton John disponibiliza mais de 30 álbuns em descarregamento digital, num total de cerca de 400 músicas. Isto é, um catálogo inteiro de um artista que vendeu mais de 200 milhões de cópias numa carreira de mais de 40 anos. Elton John já havia lançado em on-line e nos Estados Unidos alguns dos seus trabalhos mais recentes, mas é a primeira vez que o faz deste modo. O catálogo estará disponível exclusivamente através do serviço iTunes da Apple, de amanhã até 30 de Abril, após o que ficará disponível noutros serviços legais de descarregamento electrónico.

Sem comentários: