terça-feira, 24 de abril de 2007

LUDOLOGIA


Por me parecer importante, transcrevo uma mensagem de Luís Filipe Teixeira na lista de discussão da SOPCOM sobre a criação de um Grupo de Trabalho de Ludologia:

Como eventualmente saberão, pelo menos, desde 2005 que um grupo de Colegas e de Sócios da SOPCOM têm vindo a manifestar a intenção de ser criado um Grupo de trabalho na novíssima área científica da Ludologia/«Game Studies», que teve um marco internacional fundamental com a criação, em 2001, por parte de Espen Aarseth, da revista online Game Studies (www.gamestudies.org). Desde essa altura, quer nacional quer, sobretudo, internacionalmente, esta área científica tem-se vindo a desenvolver exponencialmente, sobretudo, como sempre acontece, fazendo eco de uma transdisciplinaridade sempre saudável mas que, desde já, e até para promoção de diálogos trans-institucionais e trans-nacionais, precisa de enquadramento reflexivo e institucional.

Em traços muito largos diríamos apenas que, pela nossa parte, sempre pensámos que, por um lado, seria necessário ver quais as várias sensibilidades, dentro e fora da nossa Associação, e nas várias áreas científicas, mas sempre num quadro académico, para a fundamentação desta área científica em Portugal, fundamental no mundo contemporâneo em que vivemos. Como se escreveu na primeira reunião que se promoveu, incluída no 4º SOPCOM, e no Simpósio «Videojogos 05»(http://www3.ca.ua.pt/videojogos/index.htm), «o mundo dos videojogos (e/oudos jogos electrónicos) é actualmente uma das indústrias em maior expansão à escala global. Os seus índices económicos alcançaram em 2004 o patamar da indústria cinematográfica de Hollywood. Prevê-se que nos próximos anos e décadas a indústria dos videojogos se venha a tornar não apenas na indústria mais rentável do entretenimento, mas que seja também ela própria motor de desenvolvimento tecnológico e de inovação. (...) O projecto académico VIDEOJOGOS pretende destacar a emergência dos estudos do Entretenimento Interactivo no âmbito transdisciplinar, que una num mesmo campo científico a informática, a comunicação, o cinema, o design, a literatura, a filosofia, a psicologia, a sociologia, as belas artes... e promover dessa forma a colaboração interinstitucional nomeadamente no âmbito de projectos de investigação que versem sobre este novo domínio.» É impossível escamotear-se esta realidade, não criando as condições para apensarmos.

Os estudos ludológicos, como dissémos e escrevemos várias vezes, têm hoje já um estatuto académico (internacionalmente reconhecido) tão ou mais válido que outras áreas científicas devidamente institucionalizadas nas nossas Academias, com hermenêuticas e criticismo de longa tradição científica! A necessidade e urgência na criação deste GT manifestou-se, igualmente, no interior das comunicações apresentadas à mesa temática de Comunicação e Ludicidade, desse mesmo congresso, que teve lugar em Aveiro. Nessa altura, achou-se por bem criar-se um blog que fosse dando conta dos avanços, bem como no sentido de se ir anunciando esta necessidade/desejo.

Já no ano passado, «no Videojogos06»(http://www3.ca.ua.pt/videojogos/videojogos06.htm), avançou-se um pouco mais, sobretudo no sentido de se constatar:

a) a Concepção e Realização de Projectos de Investigação

b) a Criação de Currículos Interinstitucionais

A Comunidade tem vindo a aumentar(http://www3.ca.ua.pt/videojogos/comunidade.htm).

Por tudo isto, vimos, por este meio, convidar os Colegas e Amigos interessados em fazerem parte deste GT-Ludologia e Comunicação em manifestarem o seu interesse (terão de ser sócios efectivos para o acto de fundar o GT, de acordo com o indicado em http://www.sopcom.pt/grupos_de_trabalho.html, convidando-os, desde já, a lerem a nossa proposta de «Texto Fundador» nas nossas «EscritasMutantes», recentemente (re-)inauguradas, e para as quais, desde já, tenho a honra de vos convidar, em http://www.escritasmutantes.com/index.php?id=7

A nossa ideia será organizar um Symposium paralelo às mesas temáticas do V Congresso da nossa Associação para institucionalizar este GT, Symposium este que, também adiantamos desde já, terá a seguinte ordem de trabalhos:

1- Fundação do GT de Comunicação e Ludologia da SOPCOM

2- Eleição dos Corpos coordenadores do GT

3-Discussão e Aprovação das linhas programáticas

4-Discussão e Aprovação do Plano de Actividades para 2008

5-Outros assuntos

Aguardando as Vossas prezadas notícias e manifestações de interesse (indicando-me nome e instituição de acolhimento), recebam os melhores cumprimentos pessoais e saudações académicas de

Luís Filipe B. Teixeira

Professor Universitário/Ensaísta

1 comentário:

Unknown disse...

Muito interessante o post.