segunda-feira, 9 de julho de 2007

CASCAIS

Recantos de Cascais, novo livro de José d'Encarnação, terá apresentação no dia 18, pelas 18:30, no Centro Cultural de Cascais, feita pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. É uma edição da Câmara Municipal de Cascais e de Edições Colibri, com o apoio do Jornal da Região, da Sociedade Estoril-Sol e das juntas de freguesia de Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e S. Domingos de Rana.

O livro, que vem na sequência de Cascais e os Seus Cantinhos (2002), é a publicação, por ordem, dos textos que foram aparecendo nas páginas semanais do Jornal da Região – Cascais. Escreve o autor:

Consolou-me ir sabendo que a mensagem passava, em gesto compassado de espicaçar pausados deslumbramentos, a remar contra o frenesim quotidiano: «Imagine! Tantas vezes passara por ali e nunca reparara!»… Dentro da «casa» em que, afinal, mais deveríamos viver, observar, estar activos, maravilhar-nos!…

Seguimos, pois, por aí. Ao deus-dará, parece. Agora, detemo-nos no tempo sem tempo do laboratório da Guia, outro mundo insuspeitado. Mais além, falamos com o Sr. Conde de Castro Guimarães e ouvimo-lo, noite afora, ao piano, na sua «sala vermelha». Bisbilhotamos vidas de célebres hóspedes de hotéis e de personagens famosos: «Perpassa por ali a fragrância do tabaco da Virgínia ou dos cigarros turcos, dos perfumes de Paris e dos uísques sem idade»… Sabemos de Fausto de Figueiredo, visionário. Entramos de mansinho no religioso aconchego de ermidas. Metemo-nos com a guarnição de Oitavos: «Olá, amigo, não há malga de sopa cá prà gente?».

Fotografia da capa: Filipe Guerra.

Sem comentários: