domingo, 16 de setembro de 2007

POSTAIS DE BERLIM - 3

A praça Potsdamer era a mais concorrida de Berlim nas primeiras décadas do século XX (imagem de Max Missmann, de 1897, incluida no livro StadtBlicke. Aus der Fotografischen Sammlung des Stadtmuseums Berlin, 2001, pp. 78-79). A II Guerra Mundial destruiu-a por completo (batalha final em Abril de 1945). Com o muro de Berlim por perto (1961) ficou um espaço de observação dos berlinenses ocidentais para o lado oriental. Wim Wenders criou aí o cenário para o seu filme As Asas do Desejo (1987). E, após a queda do muro (1989), a Potsdamer Platz revitalizou-se. Estava-se em 1992. Hoje, a nova estação ferroviária e o Sony Center, sede da Sony e da DaimlerChrysler, tornam o espaço um dos mais procurados. O museu do cinema berlinense fica nesse complexo.

Outras ruas e zonas igualmente elegantes (e com edifícios modernos) são a Friedrichstrasse e a Kurfürstendamm (ou Ku'damm), esta última na parte ocidental que perdeu algum protagonismo a favor da novíssima Potsdamer Platz.


[Para cotejar, ver vídeos de Pedro Lucas Freire, em http://www.youtube.com/watch?v=kkXIJ5TkT4w, e em http://www.youtube.com/watch?v=_aY4J8y44_4]

1 comentário:

Flávio disse...

Quando for bilionário, compro um apartamento na Potsdamer Platz. (Um desses edifícios foi construído com calcário português, com direito a menção numa placa e tudo)