sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

PINTURA EM RUI JORDÃO


Rui Manuel Jordão foi jogador de futebol, tendo passado pela selecção nacional e por clubes como o Benfica ou o Sporting. Era conhecido por Jordão - quem não se lembra da elegância dos seus passes?

Agora, ele assume a faceta de artista plástico, expondo no Museu do Vinho Bairrada (Anadia) as suas "figuras com tinta".

Nascido em Benguela (Angola), mas com nacionalidade portuguesa, da sua biografia fica a saber-se que concluiu, em 1970, os estudos na Escola Industrial e Comercial Venâncio Deslandes. Mais perto de nós, nos anos lectivos de 1997 a 2001, conclui Pintura e Desenho, Introdução à Historia da Arte, História da Arte do séc. XX, Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa. Frequentou também o Curso de Modelagem, ministrado pelo escultor Sebastião Quintino, e o atelier livre de pintura, com o pintor Jaime Silva. É fundador do grupo Metamorfosis.



Para além da pintura de Rui Jordão, o museu apresenta mais duas exposições: "travo a barro e pedra", esculturas de José Plácido, e pintura do mestre Cândido Teles (1939-1999), patentes até 9 de Março.

Os meus agradecimentos a Pedro Dias (Direcção do Museu do Vinho Bairrada).

2 comentários:

Anónimo disse...

JORDÃO JOGOU NO SPORTING DE BENGUELA E FOI VENDIDO P/SPORING DE PORTUGAL JUNTO C/RNK FRANK (QUE ERA DA MINHA TURMA DE ESCOLA)E SOARES. EU FUI ESCLHIDO P/OLUGAR DELE CHEGUEI ATREINAR C/ELE ERA UM EXCELENTE COLEGA .(MARCOLINO/ BRASIL)

CMH disse...

ESTE SR (VOLTO A REPETIR)...SR ,FOI,É, E SERÁ SEMPRE O MEU ÍDOLO !!! CHOREI QUANDO FOI PARA O SPORTING ,POIS PARA MIM ERA O GOLEADOR NASCIDO NA MINHA TERRA ,JOGAVA NO MEU BENFICA ,E ERA O MAIOR GOLEADOR DA ALTURA !!!PARA SI SR RUI JORDÃO ,DESEJO TUDO DE MELHOR NA VIDA !!!
CMH-LUANDA-VIANA DO CASTELO / PORTUGAL