Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 27 de abril de 2008
O BLOGUEIRO É UMA ESPÉCIE DE COLECCIONADOR
Uma das facetas de um blogue é a de coleccionador.
Explico-me melhor: há o coleccionador de originais e o coleccionador que adquire reproduções ou cópias, por um menor desafogo financeiro. Este pode ter o gosto daquele mas não a sua carteira.
Os blogues são mais do segundo tipo, pois operam não de ideias originais mas frequentemente no que outros dizem, escrevem e comentam. Acho que se pode inferir que os blogues e a internet em que se insere reflectem esse gosto pela cultura popular e de massa e não a cultura de elite, de vanguarda ou experimental.
Em resumo, os blogues preferem seguir caminhos já trilhados, são mais conservadores que os outros media e indústrias culturais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
eu não me considero um mero coleccionador.
O que eu faço online é procurar ideias, opiniões e conversas interessantes onde possa participar. Sempre que posso tento acrescentar algo de relevante.
E as que acho mesmo interessantes tento partilhar com os outros. Não se trata de coleccionar, a palavra não tem dinamismo suficiente para explicar a postura que a maioria dos bloggers que conheço mostra.
É uma bela metáfora. Eu diria que mais do que um coleccionador, um blogueiro não só é um agregador (alguém que junta informação e conhecimento, mais do que criar), mas também um partilhador. Nem todos os coleccionadores gostam de partilhar de forma massificada as suas "coisas" :)
Enviar um comentário