quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O BLOGUE DOS ZUASTI-TOAJAS


O Camino del Águila é o blogue da família Zuasti-Toajas (Zuasti da parte do pai e Zuasti-Toajas da parte da mãe). A casa de cima é uma imagem publicada em 28 de Janeiro de 2008, quadro pintado por um tio da blogueira. A do lado, publicada em 10 de Maio de 2008, mostra a nova casa de um irmão da blogueira.

O blogue, iniciado em Janeiro último, é escrito por vários membros da família, embora o trabalho maior pertença a Mariela, que também se assina Marily. Se San Juan, Puerto de Santa María, Jerez e Camino del Águila recordam a sua Andaluzia natal, uma referência a Zuasti identifica simultaneamente uma localidade perto de Pamplona e o nome de família do pai da blogueira.


O blogue é um diário no velho sentido do termo, dando conta das histórias da família, a partir das fotografias: brinquedos, férias na praia, o velho automóvel, o cão, os pais já desaparecidos, os familiares quando pequenos. Por vezes, tem apontamentos - contra a injustiça, sobre uma festa popular. Mas, por ser um blogue, transforma o privado - a vida de uma família específica - no público. Todo o planeta pode aceder a esta página e ficar a conhecer a família Zuasti-Toajas. A minha vontade era copiar as imagens das pessoas dessa família e recriar (inventar) histórias, percursos, geografias.

É certo que a pintura da casa de cima é naïf, com uma paisagem rural junto ao porto (Cádiz?). Mas quantos sonhos, quantas corridas, quantos brinquedos e regras e festas e tristezas, que constituem a vida de uma família e que agora se recordam, não passaram por ela?
Às vezes, vale a pena ser assim - recordar e lembrar aos outros -, uma antropologia dos gostos, dos costumes e das estéticas.

Sem comentários: