Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
AUDIÊNCIAS DA RÁDIO
Esta semana, a Marktest publicou a 3ª vaga de 2008 do Bareme Rádio. Elegi para análise o share de audiência e fui buscar dados relativos a 2006 e 2007 (3ª vaga) para poder comparar, quer em grupos de rádio quer nas próprias estações. Parece-me mais adequado comparar períodos semelhantes em anos diferentes (sazonabilidade como férias em Julho/Agosto, com mudança de hábitos).
Há um crescimento do grupo RR (Renascença), embora a um ritmo lento, enquanto a Media Capital sobe mais, com recuperação face a 2006, a TSF vem decaindo lentamente e o grupo RDP (Estado) desce bastante. Há um decréscimo nas outras estações, mas o valor é muito elevado (18,9% em 2008) para percebermos onde houve alterações (nos dados fornecidos pela Marktest não consigo apurar tendências sobre outras estações). O "não sabe" tem um valor de 2,1%.
Fiz uma análise mais detalhada ao grupo RDP (Estado). A Antena 2 quase não tem flutuação (oscila entre 0,8% e 0,7%), o que não coincide com a apreciação que venho fazendo aqui no blogue, ao entender a sucessiva perda de interesse na programação ao longo dos anos. Claro que não tenho acesso a análise programa a programa para concluir mais do que isto. A Antena 3 desceu em 2008 depois de ter subido em 2007 face a 2006. Já o panorama da Antena 1 parece mais alarmante, pois baixou de 7,3% em 2006 para 5,7% em 2008. Certamente os responsáveis pelo canal irão reflectir na quebra de um ponto em apenas um ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário