terça-feira, 7 de abril de 2009

ESCOLAS DE VERÃO 2009 NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

1) Escrita para Cinema e Televisão, pelo professor Paulo Filipe Monteiro (8, 9, 10, 15, 16 e 17 de Setembro, das 18:00 às 21:00)

Programa: O cinema e a televisão são formas de comunicação contemporâneas, que no nosso século tiveram de inventar a sua linguagem. Neste curso breve e predominantemente prático estuda-se como se tem definido e transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama. Para compreender a «narração dramática» dos guiões, trabalham-se as teorias clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses previamente enviadas pelos participantes. Requisitos Prévios: Até final de Maio, os interessados neste curso devem enviar para o e-mail
pfm@sapo.pt uma página com sinopse original de um filme de ficção.

2) Por entre gerações: Os lugares dos media e os desafios da literacia mediática, pela professora Cristina Ponte (coord.) (6, 9, 13, 16, 20 de Julho, das 10:00 às 13:00)

Proposta: A sociedade portuguesa é marcada por profundas diferenças geracionais na relação com os novos meios de comunicação, sendo os mais novos os que mais utilizam as potencialidades comunicacionais da Internet. Por outro lado, nunca se falou tanto na necessidade de uma capacitação para usar criticamente os media – uma capacitação não apenas tecnológica mas também – e sobretudo – na perspectiva dos direitos de participação e de expressão numa dimensão ética e de cidadania.

Mais informações
aqui.

Sem comentários: