- O Jornalismo Cultural é uma profissão jornalística que relaciona factos relacionados com a Cultura, relatando diversas manifestações nas áreas da artes visuais, música, cinema, teatro, televisão, literatura, etc. Reflectem ainda sobre os movimentos culturais, aspectos históricos e políticas culturais relacionando-as, contextualizando-as e interpretando-as.
A globalização, aliada ao desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, veio relançar o protagonismo da comunicação social e o seu efeito de sentido, podendo intervir positivamente na (re)formulação da vida quotidiana, contribuindo para o esclarecimento dos leitores e dos espectadores sobre as grandes mudanças que ocorrem tanto a nível local, nacional como internacional. Por esse motivo, é premente convocar aqueles que se debruçam sobre estes temas desafiando um leque restrito de profissionais da comunicação social para reflectirem connosco o novo paradigma das Indústrias Criativas [Arquitectura, Mercado, Artes Visuais & Antiguidades, Audiovisuais, Televisão & Rádio, Artes Performativas & Entretenimento, Cinema & Vídeo, Design, Escrita & Publicação, Moda, Música, Software Educacional & Lazer, Publicidade, Gastronomia] que queremos implementar, adaptando-o à realidade portuguesa em geral e, em particular, à Área Metropolitana de Lisboa (zona de influência deste projecto), tentando incentivar um debate tão alargado quanto possível nos órgãos de comunicação, para que seja possível contribuir para dar uma resposta às seguintes questões:
1. Pode a Área Metropolitana de Lisboa aspirar a ser uma plataforma de acolhimento para Novos Talentos e Projectos Inovadores? Quais os mecanismos de desenvolvimento que lhe devem estar associados, nomeadamente ao nível da Revitalização Urbana e ao uso das Novas Tecnologias ?
2. Qual a diferença entre Indústrias Culturais e Indústrias Criativas?
3. Como entendem ser possível compatibilizar a liberdade de criação artística (arte pela arte) com a "pertinência comercial" exigível aos conteúdos culturais na era das TIC’s?
4. Como interagir entre os conceitos de Arte, Tecnologia e Empreendedorismo?
Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 26 de abril de 2009
NOVAS TENDÊNCIAS NO JORNALISMO: CULTURA & ECONOMIA
Dos newspapers aos news-sites, encontro-pequeno almoço, no dia 7 de Maio, às 10:00, na Avenida da Liberdade, 180 B, em Lisboa. Lê-se na informação enviada pela organização:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário