domingo, 20 de setembro de 2009

A FORÇA DOS MEDIA

  • As indústrias dos media são forças poderosas nas sociedades contemporâneas, e é essencial compreender como trabalham de modo a conhecer, agir e transformar o meio ambiente em que vivemos as nossas vidas. As indústrias dos media produzem entretenimento, notícias e informação; são empresas comerciais e crescem graças à publicidade, ajudando a reproduzir a sociedade de consumo. As indústrias dos media são uma força económica essencial, ajudando a gerir e promover a procura do consumo, a construir necessidades e fantasias através da publicidade e do entretenimento. Além disso, os media são instrumentos chave do poder político, constituindo um terreno no qual se travam as batalhas políticas e se fornecem instrumentos para a manipulação e domínio político.
Leitura: Douglas Kellner (2009). “Media industries, political economy, and media/cultural studies. An articulation". In Jennifer Holt e Alisa Perren (ed.) Media industries. History, theory, and method. Malden, MA, Oxford e West Sussex: Wiley-Blackwell, p. 95

2 comentários:

inês disse...

Não consegue mesmo separar-se deste blog, pois não?

Vá... Não desista!! É bom ter onde escrever e melhor ainda, é saber que há quem nos leia.

Rogério Santos disse...

Obrigado, Inês. E bom regresso de Erasmus.