sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MARTIM AVILLEZ

  • Como é que vamos cobrar aqui conteúdos online se o Murdoch não consegue cobrar os seus? Também sabemos que se amanhã fosse anunciado o fim de todos os títulos de imprensa em Portugal íamos ver aquelas manifestações de solidariedade, com velinhas e tudo. Mas nós não queremos velinhas, queremos é sentar-nos antes das velinhas, para todos percebermos do que é que estamos a falar. Às vezes parece que não sabemos do que estamos a falar (Martim Avillez Figueiredo, administrador da Sojormedia Capital e director do jornal i, Meios & Publicidade de hoje).

A entrevista de Martim Avillez é interessante. Mas acho estranho o modo como se posiciona. Primeiro, ele é director de um jornal em papel. O discurso das "velinhas" é obviamente deslocado num responsável que quer ver fortificado o seu produto. Segundo, Rupert Murdoch, um magnata dos media (media mogul em inglês), está a tentar o pagamento dos conteúdos do online desde meados deste ano. Se conseguir - e ele tem possibilidades disso - pode mudar a face da internet. A questão, sempre, é a do modelo de negócio.

Continuarei a acompanhar a discussão em torno dos conteúdos gratuitos versus pagos na internet, pois é uma questão apaixonante.

Sem comentários: