domingo, 18 de abril de 2010

SALAZAR E A BBC

Nelson Ribeiro, que defendeu tese de doutoramento o ano passado, publica agora um artigo na revista Journalism Studies vol. 11, nº 2, de 2010, intitulado "Salazar's interference in the BBC Portuguese Service during World War II", onde salienta os limites da independência jornalística do serviço europeu da BBC durante os anos da Segunda Guerra Mundial (ver vídeo que coloquei no blogue, aqui).

Armando Cortesão, irmão do conhecido historiador Jaime Cortesão, era um refugiado político português em Londres. Trabalhava para o serviço europeu da BBC, mas as influências do governo português - nomeadamente através do embaixador Armindo Monteiro - fizeram com que o comentador e radialista saísse da rádio britânica. Além das boas relações criadas por Armindo Monteiro, o governo de Salazar contava com o coronel Frederick Clement Egerton, que visitara Portugal e escrevia sobre o nosso país e o regime do Estado Novo.

Abstract do artigo aqui. Ver o vídeo com Bob Franklin, a apresentar a edição de Abril de 2010, em que aparece o artigo de Nelson Ribeiro, aqui.

Sem comentários: