quinta-feira, 6 de maio de 2010

AMERICAN FAMILY, DE DAVID ALAN HARVEY

Até 1 de Junho, na EFTI Escuela de Fotografía. Centro de imagen (Madrid)*, encontra-se exposta a exposição American Family do fotógrafo americano David Alan Harvey.


  • Nos últimos dois anos, tenho viajado de carro pelo meu país para fotografar famílias americanas. Este é um trabalho em desenvolvimento que espero concluir dentro de mais dois anos. Comecei este projecto, porque queria explorar as relações familiares e espero reunir uma espécie de álbum de família colectivo. Trabalhei com película de médio formato, a preto e branco e a cores, tal como os álbuns de fotos de família. Todo este trabalho parte do meu primeiro álbum de família que fiz aos 14 anos. A exposição e o livro Off for a family drive, incluirá fotos de grande formato e pequenos instantâneos. A minha intenção não foi fazer retratos profissionais, mas sim fazer com que este trabalho se assemelhe, tanto quanto possível, a um álbum de família.
 David Alan Harvey (1944, San Francisco, EUA). Membro da agência Magnum Photos desde 1997, e colaborador da National Geographic Magazine, é um clássico fotógrafo documentalista. Interessa-se mais pela integridade do tema que pelos aspectos técnicos e procura minimizar a sua presença para não influenciar as situações que fotografa. Das suas obras, destacam-se Cuba (2000), Divided Soul (2003) e Living Proof (2007). É editor da revista online Burn.

[textos sobre a exposição nos jornais El País e Público (Espanha)]

* EFTI Escuela de Fotografía. Centro de imagen fica na Calle Fuenterrabía, 4 e 6, Madrid. Metro: L1. Menéndez Pelayo ou Atocha Renfe.

 [imagens e texto de Carlos Filipe Maia, a quem agradeço as informações]

Sem comentários: