quarta-feira, 18 de agosto de 2010

HISTÓRIA DE UMA PRODUTORA DE TELEVISÃO

Cristina Amaro, nascida em 1969, quer dizer Imagens de Marca, programa da produtora de televisão olhoazul para a SIC Notícias. Formada em Publicidade e Marketing pela ESCS (1996), com especialização em Marketing pela Universidade Católica e Pós-Graduação em Gestão de Imagem pela Universidade Nova de Lisboa e Complutense de Madrid, segundo indica o sítio do programa, ela começou na publicidade como executiva de contas (Latina), ingressando depois no jornalismo, na revista Exame (1997). A partir de 2003, dedicou-se a tempo inteiro ao programa Imagens de Marca, que arrancou em Janeiro de 2004, primeiro magazine televisivo de informação na área de marketing, publicidade, comunicação e gestão de marcas.

A empresa olhoazul começou por ser uma pessoa (Cristina Amaro) e um computador. Hoje, a equipa do programa é constituída por 14 pessoas, de acordo com o capítulo a ela dedicado por Isabel Canha no livro As mulheres normais têm qualquer coisa de excepcional, uma edição da Bertrand já este ano. O capítulo dedica especial atenção ao ano de 2008, quando o programa era produzido em instalações cedidas por outra produtora. Por necessidade desta, a olhoazul teve de encontrar instalações próprias e adquirir equipamentos (estúdio, câmaras, sala de edição), num total de 600 mil euros, numa altura em que três patrocinadores desistiram do programa (p. 160). Na gravação do primeiro programa nas novas instalações, houve dificuldades com o equipamento, o que atrasou a entrega do material na estação de televisão. A primeira série contratada pela SIC Notícias envolveu 13 programas (p. 175).

Em Março de 2005, a olhoazul estabelece uma parceria com a revista Exame, exactamente dirigida por Isabel Canha, a autora do livro onde aparece o capítulo sobre a produtora; em 2008, a Sapo convida a produtora a alojar o seu sítio naquele portal, que conta hoje com um programa diário de cinco minutos, o IM5. A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) elegeu Cristina Amaro como a Personalidade Marketing Media em 2005; em 2008, o programa Imagens de Marca ganhou o prémio não estatutário do Turismo Checo, o maior festival de filmes de turismo no mundo.

Outros programas, media training e comunicação corporativa (vídeos feitos para a Comissão Nacional de Eleições, Microsoft, Delta, Carris e outros) garantem o necessário portefólio de actividades. Cristina Amaro é ou tem sido quase tudo na produtora: directora-geral, relações públicas, apresentadora do programa, responsável pela área de desenvolvimento de conteúdos para televisão, rádio, imprensa e internet, e angariadora de patrocínios.

Sem comentários: