Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

9.5.11

COMUNICAÇÃO VIRAL

Vídeo sobre Portugal para os finlandeses com mais de 500 mil visualizações em dois dias é o título de uma notícia da revista Briefing, a propósito do apoio ou não apoio da Finlândia no empréstimo financeiro que tem sido discutido nos últimos dias. O vídeo português sobre a Finlândia está aqui e a resposta finlandesa aqui. Nesta resposta, parece que o coração, o amor e a mente dos finlandeses estão connosco.

Este é um tema que eu devo reflectir neste espaço, o da capacidade de invenção e sagacidade individual aplicando o vídeo, a publicidade, o passa a palavra electrónica e os media mais clássicos, qual marketing viral aplicado à comunicação, e com uma velocidade de construção e resposta vertiginosa. Uma conferência desastrada de Paulo Futre no apoio a uma lista candidata à direcção do Sporting tornou-se motivo para uma inteligente campanha publicitária a uma marca de licores, mesmo que não muito atraente. Um humorista e imitador espanhol pegou no modo de falar de José Mourinho, treinador do Real Madrid, e usou-o para criticar um tipo de caramelos de ananás, que percorreu com sucesso as redes sociais e parece ter já resposta de Guardiola, o treinador do Barcelona.

Sem comentários: