Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

17.3.14

Motown

Berry Gordon Jr. nasceu em novembro de 1929 em Detroit, Estados Unidos. Antes de possuir a sua empresa de discos, trabalhou numa linha de montagem de automóveis Ford e Lincoln-Mercury e praticou boxe. A sua vida musical começou ao lado do seu amigo William "Smokey" Robinson. Em 1959, a família de Gordon emprestou-lhe 800 dólares para arrancar com a maior empresa africano-americana do mundo - a Motown Record. Gordy era um escritor de canções talentoso e um homem vocacionado para os negócios, juntando à sua volta autores de canções, músicos e cantores que tornaram o som da Motown inesquecível. A Motown trouxe ao mundo nomes como Mary Wells, os Contours, os Miracles. No sul dos Estados Unidos, a Motown levou à aceitação de uma nova música, acabando com estereótipos antigos. A editora tornou-se ainda mais conhecida e prestigiada quando gravou os discursos do dr. Martin Luther King Jr.

Temptations, Smokey Robinson, The Supremes, Marvin Gaye, Marvelettes e Stevie Wonder são outros nomes que eu recordei com emoção ao ver a exposição sobre a Motown no Schomburg Center for Research in Black Culture, igualmente uma biblioteca pública, no Harlem. E, da exposição, eu retive um magnífico vestido usado por Diane Ross, das Supreme.

 

Sem comentários: