Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

30.6.16

A menina da rádio

Em 18 de novembro de 1965, Nuno Rocha (Diário Popular) escrevia sobre Maria Eugénia na rubrica "Que Fazem os Ídolos de Há Vinte Anos". Ela fora protagonista de um dos filmes portugueses mais acarinhados e recordados: A Menina da Rádio (1944, realizado por Arthur Duarte). O jornalista foi falar com ela, à Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, onde era mãe de dois filhos e se transformara em dona de casa. Sobre o futuro dos filhos, ela não queria que fizessem cinema mas tirassem um curso [gentileza de Gonçalo Pereira, que me deu a conhecer a notícia].


Atualização a 25 de agosto de 2015: a atriz Maria Eugénia Pinto do Amaral morreu hoje, com 89 anos. Além de A menina da Rádio, ela participou noutros filmes como O Leão da Estrela. Em A Menina da Rádio. o seu filme de estreia (1944), dirigido por Arthur Duarte, fez o papel de menina Geninha e contracenou com Maria Matos, António Silva, Curado Ribeiro e Maria Olguim.

1 comentário:

Gonçalo Pereira disse...

Vi isto hoje, professor. Grato pela referência.
Por infeliz coincidência, o Nuno Rocha faleceu ontem.