Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

14.7.16

Antonio Lago Rivera


O pintor Antonio Lago Rivera (La Coruña, 1916-Paris, 1990) começou os seus estudos na escola de Artes y Oficios da Coruña. Após a guerra civil espanhola, foi para Madrid para tirar Belas Artes na Escola de San Fernando. Em 1945, ganha uma bolsa para estudar na Escola de Belas Artes, em Paris. No ano seguinte, expõe em Paris, apoiado por Jaume Sabartér, secretário de Picasso. Regressa a Madrid em 1947 mas volta algum tempo depois a Paris e casa com uma francesa. Permanece aí até à sua morte.

A sua pintura inicial foi figurativa, com rigor no desenho e cores quentes. Depois, em diálogo com os realismos, o expressionismo e o surrealismo, deriva para a abstração e o informalismo. Se, na década de 1960, houve o regresso à figuração na paisagem, natureza morta e universo feminino, a partir da década de 1970, inseriu uma narrativa irónica, anedótica e de crítica social.

Antonio Lago Rivera foi um dos elementos mais destacados de la Escola Espanhola de Paris.

Sem comentários: