segunda-feira, 15 de agosto de 2005

SOLAR DOS CONDES DE ANADIA

Por falar em Paes do Amaral, vale a pena referir o Palácio Anadia/Solar dos Paes do Amaral, em Mangualde. Trata-se de um magnífico edifício do século XVIII e que pertence ao patrão da Media Capital.

condesanadia1.JPGcondesanadia.jpgcondesanadia2.JPG

A entrada é cara (€5) mas vale a pena. Entre outras belezas, tem uma capela (com quarto para o padre), uma arrecadação onde se vê magnífico vestuário do século XVIII e algum de finais do século XIX (é pena estar num local menos importante do solar), uma sala do mundo às avessas (azulejaria da escola de Coimbra com imagens ao contrário da realidade: homem a transportar pesados fardos conduzido pelo burro, peixes a voarem). A coroa de tudo é ainda a azulejaria da escadaria de acesso ao primeiro andar [ver imagem em cima, extraída do roteiro Passeios pelas Beiras, da Região de Turismo Dão Lafões]. Mas há ainda destaque para os óleos representando antepassados do actual conde de Anadia, Paes do Amaral (e algumas fotografias deste com a família, colocadas numa das salas) [observação: o blogueiro fotografado junto à fachada principal do solar].

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive em Viseu a passar uma óptima e cultural semana de férias.Como de costume tentei descobrir aquilo que ninguem conhece (pois "férias" é só no Algarve ou no estrangeiro),assim fui ao Turismo em Viseu,onde fui muito bem atendido e bem informado dos locais de interesse cultural e gastronómico.Foi assim que em Mangualde descobri o Solar dos Condes de Anadia.Fiquei deslumbrado com tudo o que vi.É fantástico como passados 300 anos a casa ainda permanece na familia e com tanto zelo.Mas não é a única(passem por Santar).Não parei ainda de recomendar esta visita a toda gente.È pena que só se fale do que há lá fora quando há tanto para ver cá dentro.Já agora vão ao Cortiço em Viseu que se come muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem.