segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

CHUVA DE PÉROLAS

24horas912006a.JPGO jornal 24 Horas também alterou alguma coisa hoje. Primeiro, a colecção de pérolas (hoje grátis; a partir de amanhã custa €0,50). Claro que as Belas & Perigosas (três personagens habituais do jornal, ao jeito da página 3 do tablóide inglês Sun) as usaram logo, com uma delas a morder as pérolas.

[legendas: 1ª e 2ª imagens retiradas da edição de hoje; 3ª imagem, anúncio publicado em vários dias no Diário de Notícias, com o título "Pura elegância"].

24horas912006b.JPG24horas912006c.JPG

O 24 Horas ostenta no topo da página "O único jornal que subiu vendas em 2005", mesmo ao lado do preço (€0,65). Logo a seguir, ainda no topo, a fotografia de uma nova colunista, Clara Pinto Correia. A rubrica desta escritora e professora universitária, chamada "No fio da navalha", tem hoje o título "Contra a estupidez do mundo" e começa assim: "Os meus amigos, colegas e familiares mais próximos, estão perplexos: «Então passaste estes anos todos a estudar, fizeste as provas de Agregação, chegaste a catedrática... e agora vais escrever para um tablóide?». Questão genuína, sem dúvidas. E com respostas assaz reveladoras".

Ela apresenta duas razões, a primeira das quais, com toda a legitimidade, é a de querer chegar até aos portugueses. Já a segunda merece igual respeito e atenção: "prefiro escrever para um tablóide que se assume como tal do que escrever para uma das dezenas de publicações que andam por aí a apresentarem-se como sérias e na realidade [andam a publicar] porcarias sem fundamento" [vão longe os tempos da colaboração na revista séria Visão, mas houve ocorrências menos felizes que ditaram o fim dessa colaboração].

Clara Pinto Correia fala de duas publicações que as levaram a tribunal, mas não diz quais. Promete revelar a história amanhã.

Ao lado da coluna "No fio da navalha" [a minha ignorância é grande e eu não consigo distinguir os animais que Pinto Correia segura nas mão], há uma outra, a de Joaquim Letria ("25ª Hora). Fechando a página, juntando as duas colunas, há um passatempo de Sudoku.

Bom: reservo para depois do jantar o resto da leitura do jornal, com a promessa a mim próprio de comprar a edição de amanhã do jornal para saber quais são os jornais que perseguem a mais famosa das irmãs Pinto Correia.

Sem comentários: