sábado, 24 de abril de 2010

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO

Sábado, 1 de Maio pelas 21:00, a Casa da Animação [Rua Júlio Dinis, 210, Ed. Les Palaces, Porto] promove a apresentação pública do filme de animação O Homem da Cabeça de Papelão, com a presença dos autores do filme, Luís da Matta Almeida e Pedro Lino. Estes conduzirão uma conversa informal com público sobre o processo criativo e aspectos ligados à produção da obra.

No mesmo dia será inaugurada a exposição O Homem da Cabeça de Papelão. Apoiado na lógica narrativa do filme, o visitante acompanha os passos do processo de produção: da escrita do guião a um fluxo contínuo de imagens - estudos visuais e de personagens, storyboard, layouts, esboços para animação e desenhos finais – pontuado por algumas peças audiovisuais que revelam line tests, gravação de vozes e making of.

O filme, de Luís da Matta Almeida e Pedro Lino, baseia-se no conto homónimo de João do Rio e conta a história de Antenor, que tinha um defeito terrível: só dizia a verdade, a verdade verdadeira. A família tudo tentou para o curar, em vão. Já adulto, consulta um relojoeiro que lhe oferece uma cabeça de papelão para substituir a sua, enquanto esta estiver a ser arranjada. Com esta nova cabeça nada voltará a ser como antes (informação fornecida pelos promotores). Ver o trailer aqui.

Sem comentários: