sábado, 15 de março de 2014

Sobre os 25 anos de edição de uma investigação em media e desporto

O tema da mesa redonda era a comemoração dos 25 anos de edição de Media, Sports, and Society, livro organizado por Lawrence Wenner [na imagem]. Então, era um tempo ainda de investigação em comunicação de massa e não em estudos dos media. Era ainda um tempo em que a televisão moldava a transmissão desportiva, no caso americano o baseball. Tal foi o motivo de partida da comunicação de Robert Bellamy, num tempo em que o gravador de vídeo não estava massificado e o controlo remoto era um meio de "saltar" a publicidade. Robert Krizek falaria com nostalgia do tempo da publicação do livro. Hoje, a investigação segue outros percursos, a partir do Google. Os estudantes já não conhecem a máquina de escrever e os Lovin' Spoonful, por exemplo. Sem mágoa, Walter Gantz referiu a importância do livro, dado conjugar sociologia e psicologia do desporto, audiências e estudos de fãs. Marie Hardin, vinda dos cultural studies ingleses (Manchester) recordaria o livro como aberto a experiências de outros países, pois os textos organizados por Wenner parecem aplicar-se à realidade de outros países.


Sem comentários: