Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

9.2.15

Rádio como meio resiliente


Foi em Setembro de 2013 que se realizou a terceira conferência  da secção de rádio da ECREA na universidade de Sunderland, em Londres. No final do ano passado, com edição do Centre for Research in Media and Cultural Studies, foi lançado o livro Radio: the Resilient Medium. Papers from the Third Conference of the ECREA Radio Research, editado por Madalena Oliveira, Grazyna Stachyra e Guy Starkey, contendo comunicações então apresentadas. São 24 capítulos divididos em três partes: tecnologias, geografias e histórias. Iniciado em 1906 com a experiência de Reginald Fassbinder, que emitiu música e palavra, já na década de 1920 inauguravam-se os serviços de radiodifusão sem fios. Depois, a rádio tornou-se portátil com o transístor e interactiva com o computador e a internet. Dos 24 capítulos, há três do grupo de rádio da SOPCOM: Madalena Oliveira, Ana Isabel Reis e Rogério Santos.

Leitura: Madalena Oliveira, Grazyna Stachyra e Guy Starkey (ed.) (2014). Radio: the Resilient Medium. Papers from the Third Conference of the ECREA Radio Research, Sunderland: Centre for Research in Media and Cultural Studies, University of Sunderland, 311 páginas.

Sem comentários: