segunda-feira, 17 de maio de 2004

LIVROS E PRÉMIOS

Está a ser lançado neste momento o livro de Laura Fernanda Bulger, A imagem da escrita no pequeno ecrã, na colecção Cadernos Minerva, na livraria Barata, aqui em Lisboa (a vantagem é que moro a 150 metros). Da contracapa, retiro a seguinte informação: "A imagem da escrita no pequeno ecrã é prova da convivência feliz da Literatura com o meio electrónico mais popular e manipulador que, entrando-nos pela sala dentro e servindo-se do rectângulo luminoso colocado em qualquer lado da sala, mostra as acções de gente melhor, pior ou igual a nós". Laura Bulger pertence à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. McLuhan, Raymond Williams, a série americana Hill Streets Blues e a série portuguesa O Conde de Abranhos, com argumento de Francisco Moita Flores, fazem parte do menu. Comprem o livro (48 páginas e custo de €7) e divirtam-se.

Depois, amanhã, será mostrado o livro de Isabel Ferin Cunha, Clara Almeida Santos, Maria João Silveirinha e Ana Teresa Peixinho, Media, imigração e minorias étnicas, do ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas), durante a entrega de prémios de jornalismo do mesmo ACIME [procurarei dar aqui relevo na mensagem de 4ª feira]. Trata-se de um estudo apresentado recentemente sobre a representação social dos media quanto às questões da imigração e minorias.

Voltando à editora Minerva. O caderno agora apresentado é o nº 5. Os cadernos anteriores têm textos de Jenny Kitzinger+Jacquie Reilly, com prefácio e tradução de Cristina Ponte, Eduardo Cintra Torres, Elihu Katz+Daniel Dayan e Rogério Santos (Jornalistas e fontes de informação - a sua relação na perspectiva da sociologia do jornalismo). A Minerva tem ainda a colecção Comunicação, lançando o nº 31 na próxima 4ª feira, um texto de Joaquim Trigo de Negreiros, Fantasmas ao espelho - modos de auto-representação dos jornalistas. Trigo de Negreiros foi um dos fundadores do jornal Público, ensina na Escola Superior de Comunicação Social e prepara a sua tese de doutoramento na universidade de Leeds (Reino Unido).

Sem comentários: