quarta-feira, 30 de maio de 2018

A capa da alegria

A capa pertence a O Domingo Ilustrado, de 30 de maio de 1926: a semana dos jardins. No resto da publicação não encontro mais informações sobre os eventos, mas reparo na imagem colorida, possivelmente de autoria de um dos diretores: Leitão de Barros e Martins Barata. Bandeiras, balões, flores, duas mulheres a ensaiarem uma dança folclórica, acompanhadas de um fadista, apontando para o Santo António que se avizinhava.


Na comparação com capas de números anteriores e posteriores, esta possui uma ilustração alegre. Dois dias antes, uma marcha sobre Lisboa inaugurava um longo processo de ditadura. As capas seguintes mostravam os autores do golpe de Estado. No número de 27 de junho de 1926, junto à ficha técnica, a publicação revelava o futuro, ao indicar o visto da comissão de censura. Os jornalistas tinham sido recebidos numa sala do quartel do Carmo e "amavelmente avisados da maneira que deveríamos escrever". Dantes, a censura limitava-se a cortar o que não queria, ficando os espaços em branco de onde tinham sido excluídos os textos. Mas, com a boa (má) nova vinda de Espanha e do ditador Primo de Rivera, os jornais teriam de preencher os espaços em branco com uma notícia ou imagem qualquer. O comentário final do jornalista ia para o futuro, em que se escreveria de acordo com o que outros querem. "É uma questão de tempo e de paciência". Ele acertou no alvo.

A ingénua capa alegre das festas de Lisboa não se repetiu, embora os diretores fossem colaborar com o regime nascente. E continuariam o humor e desenhos de humor, as histórias de crimes hediondos a merecer desenhos de primeira página, crónicas do teatro de Lisboa e fotografias desportivas e da alta sociedade. Revista publicada entre 1925 e 1927, O Domingo Ilustrado teve 154 números. José de Oliveira Cosme, depois muito ligado à rádio, em especial programas infantis, coordenava a secção de charadas Moinho de Paciência. Em 1929-1930, Leitão de Barros dirigiria O Notícias Ilustrado, com alguma continuidade face à revista aqui presente mas maior recurso à fotografia.


Sem comentários: