domingo, 15 de agosto de 2004

SPAM - OU DA CARNE DE PORCO EM LATA PARA O LIXO NA INTERNET

Spam, contracção das palavras Spiced Harm, é uma carne de porco em lata produzida pela Hormel Foods Corporation. Empresa fundada em Austin, no estado de Minnesota, por George A. Hormel, em 1891, as latas são produzidas desde 1937. A carne de porco da Spam foi um dos poucos tipos de alimentação excluidos do racionamento alimentar inglês, durante e alguns anos após a II Grande Guerra, e também alimentou o Exército Vermelho, da União Soviética, no mesmo conflito. Na Coreia do Sul, a carne Spam é considerada um acepipe.





A fábrica da Spam produz 435 latas por minuto, 228 das quais para o mercado norte-americano. Como curiosidades, refira-se que a Spam tem um clube de fãs, que elegem o Jovem do Ano, competição que envolve 16 feiras regionais em vários estados americanos, e um museu, que expõe 4752 latas.

Spam=lixo electrónico e actividade artística

Mas SPAM também é o termo usado para referir a existência de mensagens de correio não desejadas que surgem diariamente na nossa caixa electrónica. Uma empresa que se oferece para limpar o spam dos computadores apresenta assim a sua publicidade: "SPAM...not just Spiced Ham, anymore. The problem of receiving a vast amount of SPAM email is increasing for everybody". Um pormenor interessante é que a Hormel não agiu judicialmente para evitar a associação da marca ao lixo electrónico.

Mais recentemente, está a surgir um movimento artístico que usa o spam como elemento criativo. É o caso da poesia, como escreve Toni Blanco, do jornal La Vanguardia, de 4 de Agosto último. A justaposição de frases provenientes de diversas mensagens de correio produzem resultados aparentados aos da técnica de cut-up de William Burroughs, sem querermos ir mais atrás a Tristan Tzara e aos surrealistas. Além disso, o spam aproxima-se da linguagem de marketing, com a repetição de estruturas curtas e que facilitam a anáfora ou o paráfrase.

Um dos sítios de poesia spam é o de Kristin Thomas, enquanto o sítio SpamRadio.com é um servidor que transforma em áudio o spam recebido por correio e o emite, como se fosse uma emissora de rádio non-sense, difundindo no formato streaming mp3. Por seu turno, a Spam Avenger reproduz conversas telefónicas e mistura frases em bases musicais.

Sem comentários: