segunda-feira, 27 de setembro de 2004

150 ANOS DO JORNAL COMÉRCIO DO PORTO

Fez, no passado dia 2 de Junho, 150 anos que o jornal Comércio do Porto iniciou a sua edição. Só agora este blogue dá conhecimento da comemoração, pois apenas nestes dias me apercebi da data.

cp.JPG

Foi efectivamente a 2 de Junho de 1854 que O Commercio anunciava os seus propósitos: "A Praça do Porto precisa dum Jornal de Comércio, Agricultura e Indústria, onde se tratem as matérias económicas, históricas e instrutivas destes três poderosos elementos em que assenta a prosperidade das nações modernas. A Praça o reclama pela sua importância no interior, e pelo seu nome nos mercados estrangeiros".

O jornal publicar-se-ia, nessa altura, às segundas, quartas e sextas-feiras, custando o exemplar 40 réis no escritório (rua de Belomonte, 74) e na rua dos Caldeireiros. Então, a maioria dos jornais eram órgãos de partidos políticos. Manuel Carqueja e Henrique Carlos de Miranda entendiam viável o lançamento de um jornal dedicado às questões comerciais. Para a redacção, convidaram António Joaquim Xavier Pacheco, escrivão do Tribunal do Comércio. O jornal seria impresso na rua de Belomonte, na Tipografia Comercial (ver imagem em baixo, à esquerda).

cp1.JPGcp3.jpg

Cento e cinquenta anos na vida de um jornal é muito tempo. Na minha vida recordo-me de várias facetas dessa vida do jornal, ainda a sede funcionava na Avenida dos Aliados, quase em frente à sede de outro jornal, o Jornal de Notícias. Mais recentemente, mudou de instalações e de propriedade. Desde Novembro de 2001, está integrado no grupo Prensa Ibérica, a que pertencem outros títulos como A Capital (Lisboa) e jornais espanhóis como o Faro de Vigo, num total de 16 diários nos dois países ibéricos. O seu proprietário é Francisco Javier Moll de Miguel.

[informações retiradas da edição especial do jornal. O actual director é Rogério Gomes]

1 comentário:

Unknown disse...

BOA NOITE ...ME CHAMO NEUZINETE,TENHO GUARDADO COMIGO UM JORNAL DA ALEMANHA QUE FALA SOBRE O GENERAL HITLE,ELE JORNAL E 1927 E ESTA COMIGO A 28 ANOS GUARDADO,GOSTARIA DE SABER SE ESSE JORNAL TEM VALOR E TAMBEM EU PROCURO COLECIONADORES...ME INFORMARAM QUE POR ESSE JORNAL SER ANTIGO ELE VALE ALGUM DINHEIRO...GOSTARIA DE UMA RESPOSTA MEU E_MAIL É (GALEGA_GAVA@HOTMAIL.COM)OBRIGADA!!!