quinta-feira, 16 de setembro de 2004

CARTAS AOS BLOGUEIROS EM CONFRATERNIZAÇÃO

No dia 18, um grupo de blogueiros vai estar em confraternização num restaurante na Parque Expo, aqui em Lisboa. Por troca de agenda, vi-me impossibilitado de estar presente (é certo que vou estar noutra confraternização pelo rio Douro acima, o que equilibra). Quero desejar a todos que o convívio decorra bem e que novas e estimulantes amizades se produzam.

O fenómeno dos blogues, por recente, merece a pena ser estudado. E era minha intenção estabelecer contactos informais, criar uma rede de novos blogues, para os poder estudar (como fiz num outro convívio em Vila Nova de Gaia, a 1 de Maio, publicando aqui os resultados de um pequeno questionário, e como escrevi no último número da revista MediaXXI, a partir de um inquérito que enviei aos meus blogues favoritos). Mais tarde ou mais cedo, dedico-me a um estudo mais sério do fenómeno (talvez no decurso do ano lectivo 2005-2006, se nada de surpreendente acontecer e a FCT apoiar financeiramente uma bolsa de pós-doutoramento).

blogue4.jpgCuriosamente, foi em 18 de Setembro de 2003 que o Jornal de Notícias (Porto) publicou, na sua primeira página, o título aqui ao lado. E, nesse mesmo dia, a RTP fazia uma ligação para Braga, onde Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho, falou dos blogues, em directo para o Telejornal das 20:00.

É que, em 18 e 19 de Setembro, realizar-se-ia o primeiro encontro de blogues [na altura grafava-se o termo blog ou weblog], em Braga, na Universidade do Minho. Tudo por iniciativa de Manuel Pinto e de outros colegas da sua escola, e que teve a adesão de Paulo Querido e Pedro Fonseca, blogueiros e jornalistas respectivamente do Expresso e do Público, grandes animadores desse encontro e que, depois, publicariam textos significativos nos seus jornais (ver os dois recortes seguintes). Sem esquecer Jose Luis Orihuela, da Universidade de Navarra, com a sua sabedoria e entusiasmo na área do jornalismo digital. [adenda colocada às 8:30: chamo a atenção para o texto de Manuel Pinto, de hoje, no seu blogue Jornalismo e Comunicação, que remete para uma reflexão de Pacheco Pereira].

blogue2.JPG

blogue3.jpg

Nessa altura, eu estava a concluir um texto sobre a história da rádio (ainda não publicado) e apresentei uma comunicação em que comparava a história dos blogues com essa outra tecnologia electrónica da minha paixão. Eu considerei que os blogues, portadores de uma nova cultura, favoreciam a pedagogia. Tinha em vista o reforço do trabalho desenvolvido na sala de aula, conforme a minha própria experiência, defendendo que memória e interactividade eram dois elementos dessa nova cultura.

Além da parte de intervenções e debates, houve também um pequeno momento de convívio, um blogbeer, numa praça central de Braga, à noite. A temperatura ainda estava amena e a cavaqueira prolongou-se por mais de duas horas. A imagem aqui dá conta de um pormenor, esperando eu que os meus amigos e colegas António Granado, à esquerda, e Joaquim Fidalgo, à direita, não se importem de eu publicitar esta pose [vejo agora que a minha cerveja já tinha "voado"].

blogue1.jpg

Observação: como escrevo no início do post, no fim-de-semana vou estar entre o Porto e Trás-os-Montes, a reencontrar amizades e paisagens. O blogue fica em descanso por três dias. Talvez na segunda-feira conte alguma coisa da parte final dos debates que a Abril em Maio promove nestes dias sobre a construção das notícias.

Sem comentários: