sexta-feira, 15 de outubro de 2004

CANAIS DA TELEVISÃO POR CABO

Quando esta semana recebi uma carta e um desdobrável da TV Cabo, a acompanhar a factura da televisão por cabo e da internet, não prestei muita atenção ao seu conteúdo. Só me apercebi do que esses documentos diziam quando li o Público de hoje.

tvcabo.JPGNo desdobrável da TV Cabo, intitulado Funtastic Outubro [presumo que a primeira palavra queira dizer fantástico, ou alegria misturada com fantástico, algum neologismo inglês], escreve-se que "A introdução de novos canais implica um realinhamento nas posições dos canais na grelha do serviço analógico".

A permanente descontinuidade de canais aflige-me. Enquanto consumidor não tenho qualquer palavra a dizer. Comprei um pacote de canais quando aderi aos serviços da empresa, e, se calhar, só permanecem os quatro canais generalistas porque a TV Cabo não os pode substituir. Isto é arrogância dos decisores da empresa, pois não se importam com os clientes. A justificação lê-se no Público de hoje: "Estes canais são canais de audiência muito baixos e de nicho, continuando assim na grelha do serviço cabo digital".

Notas: 1) apesar de eu pagar uma mensalidade de €20,45 (inclui já IVA), este valor é cruzado com as audiências dos canais, o que exorbita a relação entre fornecedor e cliente, pois o meu contrato assentou na prestação de serviços com base num pacote de canais e não na medição de audiências; 2) os canais de grande audiência ficam no serviço analógico e os outros migram para o digital.

Assim, se quiser continuar a seguir o ARTE, por exemplo, tenho de passar a receber canais digitais. A empresa garante o serviço desde que se compre uma caixa descodificadora Powerbox, que custa €50. Fica a consolação que o canal Memória, ainda não disponível no pacote generalista, passará para a posição 11 a partir de 9 de Novembro.

Sem comentários: