sábado, 23 de outubro de 2004

FESTIVAL DE BANDA DESENHADA NA AMADORA

Abriu ontem e vai até ao dia 7 de Novembro, na estação de metro da Falagueira (Amadora), o 15º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA).

bd1.JPGbd2.JPG

bd3.JPGbd4.JPG

bd5.JPGbd6.JPG

bd7.JPG

O núcleo central do Festival é constituido por 100 bandas desenhadas do séc. XX, sendo as dez mais - resultado da escolha de um júri de especialistas - pertencentes a Tintim (de Georges Remi, ou Hergé), Batman (de Bill Finger e Bob Kane), Corto Maltese (de Hugo Pratt), Astérix (de René Goscinny e Albert Uderzo), Little Nemo (de Winsor McCay), Maus (Art Spiegelman), Blueberry (de Jean Giraud, ou Moebius, e Jean Michel Charlier), The Spirit (de Will Eisner), Peanuts (de Charles Schulz) e Krazy Kat (de George Harriman). Mas outras bandas estão presentes, como Calvin & Hobbes, Pato Donald, Homem Aranha e Dick Tracy. [segui os textos de Carlos Pessoa, no Público de 13 do corrente, e de César Avó, no caderno "Actual" do Expresso de hoje]

André Carrilho tem uma exposição individual. Há ainda pranchas de jovens desenhadores, onde se podem observar histórias de vidas suburbanas (presas às dificuldades de emprego e de deslocação, com o comboio e a IC19 a figurarem nesses quadrinhos). Naturalmente, há espaços de venda de bandas desenhadas representados pelas várias editoras e distribuidores de banda desenhada portuguesa e estrangeira, incluindo mangas.

O Festival é quase exclusivamente financiado pela Câmara Municipal da Amadora, com uma verba de €175 mil.

Sem comentários: