segunda-feira, 11 de outubro de 2004

III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO FÓRUM DC [DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO] - OS MEDIA E A CIDADANIA GLOBAL

Realiza-se hoje e amanha, no hotel Altis, em Lisboa, a conferência do Fórum DC subordinada ao tema dos media e cidadania global. Passei lá de tarde - onde o assunto era Media, conflitos e ajuda humanitária - e ouvi alguns dos conferencistas. Deles destaco Steven S. Ross, professor da Universidade de Columbia onde ensina jornalismo online e CAR, e autor de diversos livros, o último dos quais saiu recentemente, exactamente sobre a interrelação entre jornalismo e ajuda humanitária (encomenda do Fritz Institute, em conjunto com a Reuters AlertNet, e baseada em entrevistas em profundidade a responsáveis de relações públicas de 54 ONG ligadas a assuntos humanitários e a 290 jornalistas que cobrem essas actividades).

forumdc.JPGDos apontamentos que tirei da interessante e bem humorada comunicação de Ross, o autor destaca a existência de poucos jornalistas especializados e que apresentam falhas em termos de conhecimento histórico das regiões onde existem conflitos e onde as ONGs intervêm. Ao jornalista é exigido que escreva estórias durante o período destacado nessa zona e não um enquadramento com o conhecimento de longa duração do conflito ou problema social ou outro.

Uma outra nota deixada pelo investigador americano é a constatação de uma crescente cobertura de conflitos, fomes ou epidemias. Isto tem razões simples, para além do avolumar da conflitualidade. É que há cada vez mais ONGs no terreno; dependentes de doadores internacionais para as suas causas, elas colocam uma parte substancial do seu esforço no contacto com os jornalistas para terem visibilidade mediática. Seria o que outro comunicador na jornada, João José Fernandes, da Oikos, chamaria de efeito CNN: as crises humanitárias que recebem maior mediatização são aquelas que recebem donativos mais elevados. As cadeias de televisão, para o mesmo orador, marcam a agenda em termos de conflitos a reportar.

Da parte da manhã, o tema discutido foi a responsabilidade social dos media. Amanhã, destaco o programa da tarde, dedicado ao assunto O impacto social dos media, com comunicações, entre outros, da professora Isabel Ferin e da jornalista Diana Andringa.

Sem comentários: