terça-feira, 26 de outubro de 2004

SILÊNCIO PESADO

O Público de hoje dá conta da recusa de Clara Ferreira Alves para ocupar o lugar de directora do Diário de Notícias, a partir do comunicado ontem emitido por ela, e que eu já fiz aqui referência. E conta pormenores de envolvência do caso, em especial os dois últimos parágrafos. Para além das preocupações e/ou reflexões por mim feitas então, quero acrescentar outra, ao ler o Diário de Notícias, ele próprio no centro do turbilhão.

A edição de hoje deste jornal é omissa quanto à questão. O que levanta uma situação muito incómoda. É como se ela não existisse. Dito de um modo simplista: só é acontecimento o que é notícia. Para o Diário de Notícias, como não foi notícia significa que não existiu. Ou seja, está proibido de falar do sucedido. Parece haver um silêncio brutal na redacção; pelo menos, nenhum jornalista comentou o assunto nas suas páginas.

É confrangedora tal situação. O editorial, não assinado, fala de uma nova legislação do emprego e das crianças. Assunto importante, mas não aquele que o editorialista deveria escrever: da sua casa, dos problemas que a afectam, da sua posição perante esses problemas.

A direcção do jornal pode escudar-se no silêncio - eu chamo luto a esta situação -, dizendo que tal diz respeito a outra entidade, a administração. E que não comenta as decisões tomadas pelos proprietários. Mas sabendo nós como são fortes os vasos comunicantes entre direcção e administração, custa ver esse manto pesado de silêncio. Primeiro, porque no jornal trabalham grandes profissionais, que não podem expressar a sua opinião. Depois, porque os leitores sinceros do jornal querem conhecer a posição oficial sobre o caso. Isto sem falar dos accionistas, dos anunciantes, e até do vendedor do quiosque.

Paradoxo dos media: raramente um meio de comunicação se exprime quando se trata de falar dos assuntos internos. Precisamos de ler outros meios de comunicação para termos conhecimento adequado do que se passa.

Sem comentários: