domingo, 21 de novembro de 2004

AS MINHAS LEITURAS DE HOJE

1) O El Pais dedica quatro páginas de cultura ao 3º congresso internacional de língua espanhola.

elpais10.JPGCuriosamente, é José Saramago que desempenha um dos papéis principais, ao lado do homenageado Ernesto Sábato (1911). O jornal cita o português: "iniciou-se no universo narrativo do escritor argentino no final dos «remotos anos cinquenta»". E o jornal dá ainda um destaque (uma caixa) a Saramago, considerando que ele "provoca paixões por onde passa". Amado/mal querido em Portugal, José Saramago é presença assídua nos media de língua castelhana.

A propósito de língua castelhana, convém perceber a expansão prevista pelo Instituto Cervantes. No próximo mês, inaugura um centro da língua em Belgrado, em Fevereiro/Março de 2005 outro em Estocolmo, em Março/Abril em Praga, no Outono em Sofia, em 2006 alargará a sua influência para a Ásia e, depois, provavelmente, para Sidney.

E o nosso Instituto Camões? Está a abrir delegações ou a fechar?

2) O Sunday Times dá um pequeno destaque ao filme que irá ser realizado por Sofia Coppola sobre a vida da rainha Marie Antoniette, mulher do rei Luís XVI, desaparecidos na revolução francesa de 1789 (decapitados em 1793).

O filme faz parte da iniciativa da França de atrair Hollywwod a fazer filmes naquele país, através da nova ofensiva da Comissão de Filmes de Paris. Para isso, facilita o acesso a locais históricos e promove a utilização de franceses quer à frente quer atrás das câmaras de filmar. E pode subsidiar os custos de produção. O objectivo do comissário francês é que Paris tenha tão boas relações com Hollywood como as existentes entre a meca do cinema e Londres.

Kirstendunst.jpgO filme, que terá Kirsten Dunst (na imagem) como Marie Antoniette, será rodado no Palácio de Versailles, que atrai 10 milhões de visitantes anuais. E algumas das cenas decorrerão nos locais que Marie Antoniette mais gostava dentro do perímetro do palácio, como as salas que ela ocupava.

Sofia Copppola, que ganhou em Fevereiro o óscar para o melhor argumento (Lost in translation), ainda não concluiu o argumento, retirado de um livro de Antonia Fraser, o qual terminará até Fevereiro próximo, data prevista para início das filmagens.

Depois da excepção cinematográfica, a França avança noutra frente do mundo das imagens em movimento. Boa sorte!

3) Ainda no Sunday Times, vem uma notícia sobre a luta entre os gigantes do audiovisual, a CNBC e a Fox, no território dos canais de negócios. Se a CNBC tem o seu público bem definido, a Fox, de Murdoch, prepara-se para abrir um canal sobre actividades económicas e financeiras.

sundaytimes.JPG

De um lado, a General Electrics, proprietária da CNBC, estende a sua acção nas áreas da aviação, plásticos, serviços financeiros, energia e media. Em 2003, teve rendimentos de 134 mil milhões de dólares (o valor da NBC foi de 6,9 mil milhões de dólares). A área de entretimento da NBC Universal foi formada em 2003 após a compra dos activos da Vivendi. Estes activos incluem o estúdio de Hollywood Universal Pictures, a rede de televisão NBC e os canais por cabo, como o História e o CNBC.

Já quanto à News Corporation, proprietária da Fox, tem actividades nas áreas do cinema, televisão, televisão por satélite e edição de livros. As vendas anuais ascenderam a 22,8 mil milhões de dólares; as vendas da Fox chegaram aos 11 mil milhões de dólares. A News Corporation controla a DirecTV, uma empresa de televisão por satélite com 13 milhões de assinantes. A Fox News é o canal de notícias por cabo mais bem cotado nos Estados Unidos. No Reino Unido, a News Corporation tem 35,3% da BSkyB, com sete milhões de assinantes.

Sem comentários: