sábado, 22 de janeiro de 2005

COMO FOI VISTA A TELENOVELA CELEBRIDADE?

Um grupo de alunos (Ana Camós, Miguel Pinheiro e Sónia Marques) estudou o modo como a telenovela Celebridade foi vista em Portugal [a novela foi exibida na SIC entre Dezembro de 2003 e Outubro de 2004]. Para isso, realizaram um inquérito com o objectivo de entenderem o tipo de público, as causas da preferência da novela e saberem opiniões sobre o tema, enredo e personagens.

celebridade.jpgA história, de Gilberto Braga,andou em torno de Maria Clara ((Malu Mader), produtora de artistas e espectáculos. No início da novela, ela sofrera um trauma (sequestro). Aterrorizada, passaria a questionar a fama. Clara era um mito para Laura, aventureira que quis seguir os seus passos; com a cumplicidade de Marcos, aproximou-se da empresária. A história andava em torno de uma sociedade de consumo da celebridade instantânea. Durante o percurso da novela, músicos e cantores famosos actuaram no designado "espaço fama", fazendo uma ponte entre a realidade (a música e os artistas) e a ficção (a história e as personagens).

Ana Camós, Miguel Pinheiro e Sónia Marques fizeram 60 inquéritos, repartidos igualmente por duas localidades - Lisboa e Landal (aldeia do concelho de Caldas da Rainha) - e por género. À pergunta inicial (costuma ver telenovela?) responderam afirmativamente 24 mulheres (80%) e 13 homens (43,3%), indicador curioso. Os homens têm, em regra, relutância em admitir que vêem um género televisivo "voltado para as mulheres".celebridade1.jpg

Uma das questões colocadas pelo grupo de estudantes foi a de que modo as novelas influenciavam a audiência. As mulheres reconheceram que elas actuam sobre o seu modo de falar e de vestir. Outra das questões colocadas (o que faziam para além de verem a novela) foi respondida assim: conversar com familiares, jantar, pintar as unhas (no caso das mulheres). Sobre as personagens, os homens acharam que as actrizes eram atraentes fisicamente e as mulheres justificaram a sua preferência na diversificação de carácteres. No Landal, os jovens investigadores descobriram que a audiência teve alguma dificuldade em dissociar actores e personagens, entre ficção e realidade.

O grupo concluiu três dados principais: 1) no Landal, tanto homens e mulheres vêem mais novelas que em Lisboa, 2) os homens vêem mais novela na aldeia que em Lisboa, porque ali há apenas um televisor no lar, em média, 3) as mulheres viram mais a novela Celebridade em Lisboa que no Landal, o que significa que as mulheres das Caldas da Rainha preferem ver novelas de produção portuguesa.

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