domingo, 30 de janeiro de 2005

UM ANO DE PROVEDOR DO LEITOR DO JORNAL DE NOTÍCIAS

No seu texto de hoje, em que faz uma espécie de balanço de actividade de provedor do leitor do Jornal de Notícias (Porto), Manuel Pinto escreve, mesmo a terminar: "Se os leitores parassem um pouco para pensar, descobririam que se se manifestassem e interviessem mais, isso teria consequências. Não há jornal que resista à voz insistente dos seus leitores. E neste jornal queremos ter as portas abertas para essas vozes, particularmente, no caso do provedor, para as questões do foro ético e deontológico e em geral da qualidade do jornalismo".

jn3012005.jpg

O reforço da cidadania e a sua articulação com os media tem constituido um dos temas mais frequentes do provedor do leitor do Jornal de Notícias. E Manuel Pinto aponta três pontos na sua conduta semanal: 1) relação com as gerações mais novas, 2) relação do jornal com a escola e os professores, 3) questão da regulação e autoregulação.

Antigo jornalista do diário onde agora exerce o "ofício" de provedor, Manuel Pinto é professor na Universidade do Minho, principal animador do blogue Jornalismo e Comunicação e co-dirige, com Joaquim Fidalgo, a colecção "Comunicação" da Porto Editora. Parabéns, Manuel, pelo aniversário!

Novo provedor do leitor do El Pais [informação acrescentada dia 31, pelas 8:45]

Sebastián Serrano, 51 anos, licenciado em jornalismo, é profissional do El Pais desde 1989. Tem sido professor da Escola de Jornalismo Universidade Autónoma de Madrid/El Pais, desde 2001, e co-director do curso de jornalismo científico da Escola de Verão em 2003 e 2004. Serrano sucede no cargo de provedor a Malén Aznarés, que se manteve no seu posto durante dois anos, e é o nono provedor do jornal, figura que existe desde 1985.

Sem comentários: