sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005

EM 2004 SUBIU O CONSUMO DE RÁDIO EM PORTUGAL

Após os indicadores sobre consumo de blogues, a Marktest divulgou agora os dados do consumo de rádio em Portugal em 2004 (estudo Bareme Rádio), os quais apontam para uma subida. A audiência acumulada de véspera para o meio rádio situou-se nos 58,0% no ano de 2004.

Na análise anual, verifica-se uma quebra no consumo de rádio entre 2000 e 2002 (56,3% para 54,7%) e um aumento nos anos 2003 e 2004, registando 58,4% e 58,0% de audiência acumulada de véspera. No último trimestre de 2004 este indicador atingiu os 59,4%, o segundo mais elevado nos últimos cinco anos (apenas no primeiro trimestre de 1999 se registou um valor mais elevado, de 60,0%). Por regiões, é no Grande Porto que se regista o maior consumo de rádio. No total do ano de 2004, a audiência acumulada de véspera de rádio foi de 65,3% naquela região, mais 7,3 pontos percentuais do que a média do universo em estudo.

O Bareme Rádio analisa o comportamento dos residentes no país (excepto regiões autónomas), com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. A dimensão do estudo é 20160 entrevistas/ano. Os indicadores são analisados pelas variáveis demográficas usuais: género, idade, região, classe social e ocupação. Lançado em 1994, o Bareme-Rádio é o único estudo existente em Portugal, que fornece informação sobre as audiências de rádio para todo o país.

1 comentário:

Rogério Santos disse...

Obrigado, Andreia Pires, pelo comentário. É bom haver estatísticas positivas e pessoas que gostem da rádio. Eu sou fã da rádio; acho que é o meio do qual eu sei mais, pelo menos do ponto de vista histórico.