domingo, 10 de julho de 2005

APAGÕES

Ontem, o Expresso dava conta da possibilidade de apagões de energia eléctrica durante o Verão, como resultado da escassez de água para refrigerar os motores das turbinas geradoras de electricidade, nomeadamente nas barragens do rio Douro. Catastrofismo?

Hoje, o El Pais descreve outro tipo de apagão, o telefónico. Lê-se logo na primeira página, em destaque para página do interior, que a saturação nas redes dos celulares das principais zonas costeiras de Espanha, devido ao fluxo de turistas em demanda de sol, está a provocar problemas de cobertura e deficiente qualidade em mais de 70 municípios. O aumento de tráfego chega a multiplicar-se por cinco - e sabemos que as redes telefónicas e o número de antenas estão desenhados para valores médios.

Recordo-me de, há dois ou três Natais atrás, quando começou a febre dos SMS de boas festas, também se terem verificado apagões do género. Aqui é o consumismo a imperar.

1 comentário:

Jorge Guimarães Silva disse...

Ontem e hoje senti, por várias vezes, variações na tensão que tiveram como consequência que vários aparelhos se desligassem. Não sei se está relacionado com a refrigeração dos motores das turbinas ou não, mas no Porto a temperatura tem estado elevada.
Penso que não será catastrofismo, pois os apagões - dasdas as condições actuais - são uma possibilidade bem real.