quinta-feira, 14 de julho de 2005

FESTIVAL DE MONTEMOR-O-VELHO COM TELEVISÃO NA INTERNET

O 27º Festival de Montemor-o-Velho (Citemor) começará a 24 de Julho com uma emissão experimental de televisão, segundo um comunicado que recebi hoje ao começo da tarde. A emissão estará igualmente disponível na internet, em http://www.citemor.tv/ [em actualização], da Neokink TV.

A entidade promotora passará o vídeo de Diana Andringa sobre a ocorrência na praia de Carcavelos de 10 de Junho passado, eraumavezumarrastao, que também assinala o início do festival. Este - a decorrer até 13 de Agosto -, inclui os filmes Stalker, de Andrei Tarkovsky (dia 25), Underground, de Emir Kusturica (dia 1) e Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (dia 8) [escolha subjectiva minha de entre as ofertas do festival]. Castelo, teatro Esther de Carvalho, igreja de Santo António e convento de Santa Maria dos Anjos são locais onde decorrerão sessões (pela variedade dos espaços depreendo que sejam manifestações culturais distintas, para além do cinema).

Ainda segundo o documento que me chegou, a "NEOKINOK TV é uma proposta artística de televisão experimental que actua promovendo a criação de canais não convencionais, de baixo custo, interactivos, livres de critérios ideológicos ou comerciais", dentro do modelo de televisão comunitário. O comunicado indica ainda que, "Sendo um espaço livre, o canal segue uma política de Copyleft (que traduzido literalmente significa «deixamos copiar») permitindo a partilha de conteúdos por todos os usuários e opondo-se claramente à tradicional protecção dos direitos de propriedade intelectual".

Durante todo o período do festival, a Citemor TV propõe-se realizar emissões em directo, além de "transmitir filmagens dos ensaios, reportagens com os artistas e os públicos e produções próprias. Quem morar fora da vila pode aceder à emissão", desde 24 de Julho, através do sítio http://www.citemor.tv/ [em actualização].

Sem comentários: