quinta-feira, 10 de novembro de 2005

FALAR DE BLOGUES: PERCURSOS E PERSPECTIVAS

publico10112005.jpgDecorreu hoje ao final da tarde a segunda tertúlia sobre os blogues, organizada por José Carlos Abrantes e a livraria Almedina (recorte do jornal Público de hoje).

Catarina Rodrigues, uma das organizadoras do recente encontro de blogues na Covilhã fez um relato preciso desse evento, dando conta da evolução da blogosfera relativamente a um outro momento, o da realização do primeiro encontro (Braga, 2003). Destacou, nomeadamente, o trabalho de seis grupos que se organizaram para analisar outras tantas áreas de especialização, como os blogues de jornalismo e os blogues de ensino. Uma das conclusões desse encontro - e que eu fiz aqui eco na devida altura - é que a blogosfera não é concorrente do jornalismo mas complementa-o.

blogues101120051.JPGblogues101120052.JPG

A intervenção de António Granado (jornalista do Público e blogueiro do Ponto Media) alertou para o facto da internet e da blogosfera em Portugal serem áreas de elite, ainda não alargadas à população em geral. Para ele, a blogosfera portuguesa é uma troca de ideias, não se podendo falar ainda de profissionalização do sector. Destacou ainda o papel de novas ferramentas como o RSS, que facilita a leitura de blogues em determinados temas, escolhidos pelo leitor de blogues. Finalmente, deu uma nota ao podcasting como tecnologia a usar também pelos blogues (aliás, o colóquio foi gravado, esperando-se para breve a sua audição na internet).

Joana Amaral Dias, do blogue colectivo Bichos Carpinteiros, cuja linha editorial é política, preferiu olhar os blogues como alternativa ao lento decréscimo da leitura de jornais e audiência de televisão. Sendo adepta da participação política e de cidadania, a blogueira encontra neste meio mais um espaço de discussão. Para ela, a viver há algum tempo nos Estados Unidos, o blogue foi uma forma de intervir na vida pública nacional. O blogue Bichos Carpinteiros é, segundo Joana Amaral Dias, intergeracional e eclético em termos de posicionamento político (dentro de uma asa do espectro partidário). Confessou não ter tido tempo para actualizar o blogue nestes últimos dias, quebrando o (tácito) acordo com os leitores. Estes, se são regulares, esperam ler textos ou notas todos os dias.

blogues101120053.JPGO blogueiro cá de casa falou em dois blogues no feminino. O primeiro, iniciado por Adelina Moura, professora do ensino secundário profissional de Braga (Somos informáticos). Para ela, os blogues são usados enquanto trabalho colaborativo e interactivo. A filosofia é usar o blogue como e-caderno diário administrado directamente pelos alunos. Estes publicam textos, tecem comentários e avaliam os trabalhos dos colegas.
Além disso, os alunos mais tímidos ganham plasticidade e autonomia quando escrevem on-line, participando muito mais. Finalmente, permitem ao aluno avaliar os seus progressos através da comparação dos escritos ao longo do ano lectivo.

O outro blogue - já indicado aqui - pertence à galega María Yáñez (Todo Nada), uma das responsáveis por uma editora virtual, a qual lançará múltiplos produtos culturais. O primeiro foi uma novela (Carlos G. Meixide, O homem inédito), a que se seguirão películas e música. No trabalho de María Yáñez está subjacente uma possibilidade nova dos blogues: a normalização de uma língua, o galego, através de mais um canal literário e cultural. Aliás, no dia em que eu conheci o projecto, um elemento da mesa onde participava Maria Yáñez propunha que o Anuário de Literatura Galego de 2005 incluísse a responsável pela editora virtual.

Houve também muita intervenção do público, acabando a sessão às 21:00. Devo manifestar a minha alegria por ter participado e por ter visto alunos e alunas da licenciatura da UCP. Estas tertúlias cimentam conhecimentos e estabelecem amizades e cumplicidades, coisas que, afinal, nos fazem mover.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu, que não consegui ver o Clube de Jornalistas, nem estar presente na Almedina, agradeço-lhe aqui os dois resumos, e o seu trabalho. Um grande abraço.