segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

SOBRE AS NOTÍCIAS

Claro que o texto abaixo escrito precisa de ser completado com este postal, uma referência ao livro de Teun A. van Dijk, Discurso, notícia e ideologia. Estudos na análise crítica do discurso, agora editado pela Campo das Letras, na colecção "Comunicação e Sociedade" da Universidade do Minho, com tradução de Maria Zara Pinto-Coelho (e que Helena Sousa comentou no blogue Jornalismo e Comunicação na passada sexta-feira).

Na página 67 do novo livro daquele conceituado autor lê-se: "Tal como as histórias ou argumentações, os relatos noticiosos seguem um esquema hierárquico, composto por categorias convencionais como TÍTULO, LEAD (formando em conjunto o SUMÁRIO), ACONTECIMENTOS PRINCIPAIS, CONTEXTO, HISTÓRIA (que formam em conjunto a categoria CONDIÇÕES), REACÇÕES VERBAIS, e COMENTÁRIOS. Típico nas histórias das notícias é que estas categorias, bem como o seu conteúdo semântico global, são expressas de forma descontínua, como «prestações» através do texto: em cada categoria é expressa primeiro a informação mais importante, uma estratégia de cima para baixo de que resulta a chamada estrutura de relevância de um texto".

No caso da entrevista da ministra Isabel Pires de Lima, o título Não aceito ultimatos é uma evidente escolha do editor do caderno. Lido em confronto com a notícia do primeiro caderno do mesmo jornal, constata-se a anacronia da afirmação - ou, como chama van Dijk, a "estrutura de relevância de um texto".

Sem comentários: