sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

OS MUSEUS MUNICIPAIS DE CASCAIS

Com 175 páginas, o texto é de Jorge Alves dos Santos e José Soares Neves e colaboração de Paulo Almeida Paula, e faz parte da colecção de livros lançados pelo Observatório de Actividades Culturais, em finais de 2005, como resultado de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Cascais (preço: €10).

Qual a estrutura do livro? Traz o quadro orgânico dos museus (Condes de Castro Guimarães, do Mar, da Música Portuguesa, Forte de São Jorge de Oitavos e Moinho de Armação Tipo Americano), historial e actividades, frequência e participação.

Mas o capítulo principal é o inquérito aos públicos dos museus (pp. 69-134), distinguindo-se as seguintes parcelas: 1) perfil dos públicos (sexo, idade, situação conjugal, nível de escolaridade, capital escolar familiar e grupo ocupacional), 2) frequência e notoriedade (primeira visita ou recorrência de visita, conhecimento prévio dos museus), 3) meios de conhecimento (informação de amigos, familiares e professores, media, site, guias e brochuras), 4) condições de visita (programada ou improvisada, modalidade de acompanhamento, número de acompanhantes, meio de transporte, motivo de deslocação, tempo dispendido no museu), 5) avaliação da visita (agrado, ideia de voltar ao museu), 6) práticas de visita (no país e no estrangeiro), 7) motivos de visita (férias, visita a amigos ou familiares, negócios, evento cultural).

Para o presente trabalho seriam validados 1034 inquéritos aos museus de Cascais e 272 realizados durante a exposição "Michel Giacometti, caminho para um museu". De acordo com os dados deste inquérito, apurou-se que o visitante é maioritarimente do sexo feminino, casado e com idade superior a 35 anos e média de idade de 47 anos, com metade a possuir nacionalidade estrangeira (espanhola, britânica e americana), nível de instrução superior apesar do capital familiar precário (escolaridade inferior ou igual ao secundário, mais presente nos visitantes nacionais), com um terço dos inquiridos a pertencerem à categoria de profissionais técnicos e de enquadramento (pp.140-141).

Sem comentários: