quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

  • CONFERÊNCIA A NOVA ENTIDADE REGULADORA

    A conferência A Nova Entidade Reguladora no quadro das Políticas de Comunicação em Portugal terá lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, auditório BII do Complexo Pedagógico II, no dia 10 de Abril, pelas 9:30.



    Segundo um comunicado da comissão organizadora, "A discussão é lançada numa altura de transição para as políticas de comunicação em Portugal. A entrada em funcionamento da nova Entidade Reguladora da Comunicação Social é apenas uma faceta, porventura a mais visível, de outras mudanças já definidas ou em processo de definição:
    - no jornalismo – um novo estatuto que comporta uma maior responsabilização dos profissionais e mais fortes garantias para o exercício da actividade;
    - no audiovisual – redefinição do serviço público, televisão digital terrestre, provedor do telespectador e do ouvinte;
    - no mercado dos media – clarificação das condições e limites à concentração de empresas de media".

    A conferência inaugural contará com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, também com a tutela da comunicação social, Augusto Santos Silva. Seguem-se os painéis: Política e Regulação dos Media, a AACS e a ERC (manhã), Novos Desafios à Política e à Regulação dos Media e Regulação, Auto-Regulação e Empresas Mediáticas (tarde). No debate, irão participar, entre outras, as seguintes individualidades: Estrela Serrano, José Manuel Mendes, Alfredo Maia, Joaquim Fidalgo, Manuel Pinto, Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa, Felisbela Lopes, Sara Pereira, Pedro Braumann, Elsa Costa e Silva e Manuela Espírito Santo.

    O fórum, ainda segundo a comissão organizadora, "é uma iniciativa do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e inscreve-se no âmbito do projecto Mediascópio: Estudo da Reconfiguração do Campo da Comunicação e dos Media em Portugal, coordenado pelo Prof. Manuel Pinto".

Sem comentários: